Autoridade Marítima Nacional anuncia tomada de posse do comandante Hugo Bravo da Guia como novo capitão do porto de Lagos

A cerimónia teve lugar nas instalações do Farol da Ponta da Piedade, na segunda-feira, dia 25 de Setembro de 2023, e contou com a presença de representantes de várias entidades.

José Manuel Oliveira

Hugo Filipe Bravo da Guia, primeiro-tenente-capitão da classe de Marinha, é o novo capitão do Porto de Lagos e comandante da Polícia Marítima local.

O anúncio foi feito, em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, pelo Gabinete de Imagem e Relações Públicas da Autoridade Marítima Nacional, na segunda-feira, dia 25 de Setembro de 2023, data em que aquele responsável tomou posse numa cerimónia realizada nas instalações do Farol da Ponta da Piedade, em Lagos. A sessão foi presidida pelo Subdirector-Geral da Autoridade Marítima e segundo Comandante-Geral da Polícia Marítima, contra-almirante José Vizinha Mirones, e contou, também, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, de directores dos serviços regionais e representantes das forças de segurança e da Protecção Civil, entre outras entidades, acrescenta o comunicado da Autoridade Marítima Nacional, com sede em Lisboa.

Substituiu, no cargo, o capitão-de-fragata Pedro Fernandes da Palma, que estava, há três anos, em funções nesta zona do barlavento algarvio

O novo capitão do Porto de Lagos e comandante da Polícia Marítima, Hugo Bravo da Guia, que tinha sido nomeado a 27 de Julho de 2023 pelo Almirante da Autoridade Marítima Nacional, Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo, em portaria nº. 456/2023, de 23 de Agosto, publicada no ‘Diário da República’, substitui, no cargo, o capitão-de-fragata Pedro Fernandes da Palma, que se encontrava em funções há três anos, desde o dia 09 de Setembro de 2020.

Recorde-se que o novo responsável terá a seu cargo não só a zona marítima do município de Lagos, como a dos concelhos de Vila do Bispo e de Aljezur, já na costa vicentina.