Na apresentação oficial da sua candidatura à presidência do executivo municipal lacobrigense, o social-democrata Gilberto Viegas teceu duras críticas à actuação do socialista Hugo Pereira, sem mencionar o seu nome, ao nível da habitação, considerando uma “falácia para os eleitores” a promessa de centenas de fogos. E garantiu, no primeiro mandato, habitação social para jovens casais até aos 35 anos de idade.
José Manuel Oliveira
Barão de São João – Vitalino Duarte (PSD)
Bensafrim – Carlos Vieira (PSD)
Odiáxere – Arlindo Fernandes (CDS-PP)
Luz – Paula Seromenho (PSD)
São Gonçalo de Lagos – Mílvia Gonçalves (PSD)
Assembleia Municipal de Lagos – Maria João Caetano (PSD)
Foram, por essa ordem, estas as pessoas que subiram ao palco do auditório do Centro Cultural de Lagos e anunciadas, junto a um ecrã gigante, como cabeças-de-lista às cinco freguesias do concelho e à Assembleia Municipal, pouco depois das 18h.45m. do passado domingo, 06 de Julho, durante a apresentação da candidatura do social-democrata Gilberto Viegas a presidente da Câmara de Lagos, pela AD – Coligação PSD/CDS, nas próximas eleições autárquicas a realizar no dia 12 de Outubro.
Mais de 150 pessoas no Centro Cultural de Lagos, entre cadeiras vazias, numa sessão transmitida pela Internet
Na plateia estavam mais de 150 pessoas, como constatou, no local, o ‘Litoralgarve’. Muitas cadeiras encontravam-se vazias na sessão que foi transmitida pela Internet. Além dos deputados algarvios da AD, neste momento em funções, Bárbara Correia, Miguel Santos e Alexandra Evangelista, podiam ver-se outros sociais-democratas, como Paulo Serra, Mário Vieira, vereador da Câmara Municipal de Lagoa (que se demitiu recentemente da liderança da comissão política local do partido, por falta de apoio do PSD na sua candidatura à presidência dessa autarquia); Cristóvão Norte, presidente da Comissão Política Distrital de Faro dos sociais-democratas (suspendeu, recentemente, o mandato de deputado na Assembleia da República, para se candidatar à presidência da Câmara de Faro); João Campos, líder da JSD/Algarve; e Rodrigo Borges, presidente da Comissão Política Distrital de Faro do CDS-PP.
Na sua intervenção, Gilberto Viegas, apresentado como «O voto na mudança – Por Lagos», embora considerando a cidade segura, anunciou três medidas na área da segurança: “instalação de câmaras de videovigilância na via pública, pressionar o governo para o reforço policial de proximidade, com aumento da PSP e da GNR, e reforço da iluminação pública”. Ouviram-se fortes aplausos na plateia, que até interromperam o candidato da AD à presidência da Câmara Municipal de Lagos.
Pôr ordem “na utilização da via pública por parte de trotinetas e bicicletas”
De seguida, Gilberto Viegas, ao se referir à mobilidade urbana, tocou numa situação bastante sensível, apontando para a necessidade de pôr ordem “na utilização da via pública por parte de trotinetas e bicicletas”, nomeadamente em zonas pedonais. Trata-se de um problema que continua a colocar em risco a segurança das pessoas, mesmo perante a presença de agentes da PSP e da Polícia Municipal de Lagos, que ignoram infracções ao Código da Estrada, como o ‘Litoralgarve’ tem constatado, nomeadamente na Praça Gil Eannes, na Rua Infante de Sagres e na Praça do Infante Dom Henrique, aqui até com trânsito em contramão. Há condutores de trotinetas e de bicicletas que chegam a circular no meio das pessoas, obrigando-as a se desviar para não serem atropeladas.
Hugo Pereira “prometeu 400 fogos, há quatro anos, e tem 30 finalizados. Alguma coisa falhou. Agora, à pressa, vai contrair um empréstimo bancário de 25 milhões de euros”
Ao nível da habitação, Gilberto Viegas não poupou críticas ao presidente socialista, Hugo Pereira, sem mencionar o seu nome, considerando “uma falácia para os eleitores” a promessa deste autarca de construir centenas de fogos nos próximos anos. “Prometeu 400 fogos, há quatro anos, e tem 30 finalizados. Alguma coisa falhou. Agora, à pressa, vai contrair um empréstimo bancário de 25 milhões de euros”, observou o candidato da AD.
“Não gosto de ouvir um presidente de câmara dizer que isto não é da nossa competência”
Depois de afirmar que “não gosto de ouvir um presidente de câmara dizer que isto não é da nossa competência”, Gilberto Viegas notou que “pode não ser em termos administrativos”, mas “é de ação política e tem o dever atuar” junto das entidades responsáveis.
“A Câmara Municipal tem de assumir um compromisso com o governo para dez anos” no sector da habitação
Ao destacar a habitação social como uma das suas prioridades, e embora reconhecendo que esse sector “é mais um problema a nível nacional e Lagos não é excepção”, frisou: “a Câmara Municipal tem de assumir um compromisso com o governo para dez anos.”
Habitação social para jovens casais até aos 35 anos, no próximo mandato
“Concertar com empresários” um plano designado ‘Habitação para Todos’, “num movimento cooperativo” a custos controlados, de forma a assegurar alojamento para trabalhadores da hotelaria e da restauração, que se deslocam para esta zona do Algarve, a fim de exercer a sua actividade profissional
Ao longo da sua intervenção, Gilberto Viegas prometeu responder ao problema da habitação em Lagos, durante o próximo mandato, nomeadamente com a construção e entrega de fogos para jovens casais até aos 35 anos. O público bateu palmas.
Por outro lado, garantiu “concertar com empresários” um plano designado ‘Habitação para Todos’, “num movimento cooperativo” a custos controlados, de forma a assegurar alojamento para trabalhadores da hotelaria e da restauração, que se deslocam para esta zona do Algarve, a fim de exercer a sua actividade profissional. A assistência aplaudiu mais uma vez.
Saúde – “Pressionar a Administração Central, que me vai ter à perna”, para garantir, atempadamente, consultas, exames médicos e cirurgias às pessoas necessitadas

Já na área da saúde, Gilberto Viegas deixou um aviso, no sentido de “pressionar a Administração Central, que me vai ter à perna”, para assegurar, atempadamente, consultas, exames médicos e cirurgias às pessoas necessitadas.
Outra das inovações do candidato da AD passa pelo ensino superior, em que pretende criar um “Pólo Universitário das Ciências do Mar”, em Lagos.
“Tudo passa por dentro de Odiáxere, com morosidade no trânsito. Já é tempo de o Governo apostar na variante de Odiáxere”
Criar condições de circulação na zona de Bensafrim, com estrada municipal a permitir a ligação com rapidez e segurança a outras localidades
Se for eleito presidente da Câmara Municipal de Lagos, Gilberto Viegas aposta, também, na construção da “variante de Odiáxere”, de que há anos se fala, para retirar o trânsito de viaturas do centro desta localidade, pela Estrada Nacional nº. 125. “Tudo passa por dentro de Odiáxere, com morosidade no trânsito. Já é tempo de o Governo apostar na variante de Odiáxere”, sublinhou. Ao mesmo tempo, pretende criar condições de circulação na zona de Bensafrim, com uma estrada municipal a permitir a ligação com rapidez e segurança a outras áreas do concelho.
Transporte gratuito só para residentes em Lagos, nos autocarros da ‘Onda’
Já no tocante a transportes urbanos, o candidato da AD avisou que irá “acabar com o regime de excepção”, em vigor, o qual permite a certas pessoas, com passes, pagar menos nos autocarros da «Onda». E garantiu “transporte gratuito” só para “pessoas residentes em Lagos, “sem necessidade de apresentar documentos muito burocráticos.” O objectivo é, pelo menos, diminuir a utilização de carros na cidade e nas freguesias do concelho, contribuindo para evitar acidentes.
“Mudança sem aventureirismos”
Antes de concluir a sua intervenção, que se prolongou por cerca de meia-hora, Gilberto Viegas deixou a promessa de “mudança sem aventureirismos” no município de Lagos. “Temos uma equipa coesa e capaz de atingir o poder para fazer”, observou, entre mais aplausos, numa alusão às figuras que encabeçam as listas aos vários órgãos autárquicos. Isto, numa altura em que ainda falta conhecer a totalidade dos nomes que as vão compor.
Pedro Cabral, da concelhia de Lagos do PSD: “Há centenas e centenas de habitações ilegais sem condições de segurança”
Esta apresentação dos candidatos da AD – Coligação PSD/CDS, ao município de Lagos, contou, inicialmente, com discursos de outros dirigentes dos dois partidos. “O PS não tem um plano estratégico para Lagos”, criticou Pedro Cabral, responsável da concelhia do PSD, apontando como um dos exemplos a “ausência de um plano no sector da habitação.” “Há centenas e centenas de habitações ilegais sem condições de segurança”, denunciou.
Pedro Cabral considerou o “PSD um alternativa credível e vencedora”, com o candidato da AD, Gilberto Viegas, enquanto apontou Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, que se recandidata ao cargo, como um elemento “sem confiança nele próprio”, nomeadamente no tocante à “educação, segurança e desenvolvimento económico.”
Já o presidente da JSD/Algarve, João Campos, recordou a “mais experiência política” adquirida por Gilberto Viegas, inicialmente, como vereador do executivo municipal lacobrigense e mais tarde como presidente da Câmara de Vila do Bispo, onde permaneceu durante três mandatos. Aposta em “habitação pública para jovens, espaços verdes no Chinicato, transporte público, através da ‘Onda’, e educação”, entre outras prioridades para o concelho de Lagos.
A mensagem, por vídeo, de Pedro Moreira, vereador do PSD na Câmara Municipal: “O PS não está à altura das necessidades de Lagos e nem as promessas que fez conseguiu cumprir, como por exemplo construir 400 fogos de habitação social”
O actual vereador social-democrata lacobrigense, sem pelouro atribuído, Pedro Moreira, que, no dia 14/11/2023, após um encontro do líder nacional do PSD, Luís Montenegro, na Marina de Lagos, com o administrador da empresa, Martinho Fortunato, e militantes do partido, manifestou, ao ‘Litoralgarve’, a sua “disponibilidade” para se recandidatar à presidência da Câmara, não pôde estar presente no Centro Cultural, segundo foi anunciado. Mas deixou uma mensagem em vídeo de apoio a Gilberto Viegas: “É preciso mudar o rumo do concelho. O PS não está à altura das necessidades de Lagos e nem as promessas que fez conseguiu cumprir, como por exemplo construir 400 fogos de habitação social. Outro exemplo é o incumprimento [da defesa] do património histórico”, criticou Pedro Moreira.
Presidente da Comissão Política Distrital de Faro do CDS-PP, Rodrigo Borges: “Lagos, que já foi a capital do Reino do Algarve, tem o centro histórico ao abandono”
Por sua vez, o presidente da Comissão Política Distrital de Faro do CDS-PP, Rodrigo Borges, lançou uma dura crítica aos tempos atuais: “Lagos, que já foi a capital do Reino do Algarve, tem o centro histórico ao abandono.”
Depois de destacar o candidato Gilberto Viegas por ter “provas dadas ”e “visão estratégica”, mostrou a sua convicção de “proximidade, união para o concelho de Lagos, lealdade, trabalho sério e compromisso.” “Lagos não pode esperar mais em questões importantes como a educação, cultura, novas tecnologias e desenvolvimento das freguesias”, defendeu o presidente da Distrital do CDS, para quem “Lagos tem de ser o orgulho de quem cá vive”, necessitando de “um novo ciclo.” E prometeu o apoio do CDS “para trabalhar” com Gilberto Viegas, de modo a tornar Lagos, “de novo uma referência no Algarve.”
“Lagos tem 17.000 pessoas sem tecto”, diz Cristóvão Norte, presidente do PSD/Algarve
Por seu turno, o presidente da Comissão Politica Distrital de Faro do PSD, Cristóvão Norte (recentemente eleito deputado da AD na Assembleia da República, cargo que, entretanto, suspendeu para se candidatar, agora, à presidência do executivo municipal da capital algarvia), após enaltecer Gilberto Viegas pela sua “visão adequada” e “sentido de missão”, disse que, ao nível da habitação, “Lagos tem 17.000 pessoas sem tecto”.
“Gilberto Viegas vai ser um grande presidente de Câmara, reivindicativo junto da Administração Central”, perspectivou Cristóvão Norte. Já no sector da saúde, há “80.000 doentes sem médico de família no barlavento algarvio”, lamentou, numa crítica implícita ao Serviço Nacional de Saúde.
“Só espero que não tenham sociedades mais ou menos encobertas…” – a ironia do presidente da Comissão de Honra da Candidatura da AD em Lagos, Carvalho Costa, que provocou risos entre o público
A apresentação da candidatura da AD em Lagos contou, ainda, com intervenções do presidente da Comissão de Honra, Carvalho Costa, e do Mandatário, José Valentim Rosado.
Após considerar que os novos cabeças-de-lista representam uma “solução credível” para o concelho, Carvalho Costa provocou risos entre o público, ao ironizar: “só espero que não tenham sociedades mais ou menos encobertas…” Curiosamente, no final da sessão, a ironia foi encarada, ao nosso Jornal, por um dos presentes no Centro Cultural de Lagos, como uma “piada” ao atual primeiro-ministro, o social-democrata Luís Montenegro, alvo de investigação devido à sua empresa familiar Spinumviva.
O lamento de José Valentim Rosado: Em Lagos “ao olhar para o centro histórico só se vê reclamos, publicidade [de estabelecimentos – n.d.r.] de países asiáticos, embora não tenha nada contra os mesmos. E é triste ir a algum lado e não ver portugueses”
Já o Mandatário José Valentim Rosado, antigo presidente da Câmara Municipal de Lagos e que chegou a ser Governador Civil de Faro, num discurso dirigido, inicialmente, aos mais jovens, lembrou que “ser autarca é prestar um serviço à própria terra e contribuir para o desenvolvimento sustentado e harmonioso, não deixando ninguém para trás.” “É ser bairrista não doentio. Um bairrismo saudável”, adiantou.
Referindo-se à cidade de Lagos, o ex-autarca lamentou: “ao olhar para o centro histórico só se vê reclamos, publicidade [de estabelecimentos – n.d.r.] de países asiáticos, embora não tenha nada contra os mesmos. E é triste ir a algum lado e não ver portugueses. São fases da sociedade em que vivemos”. Para José Valentim Rosado, os estrangeiros que cá vivem e trabalham têm de se “adaptar” à cultura portuguesa.
Perto do final da sua intervenção, deixou recados a Gilberto Viegas: “vais ter muito trabalho. Tens condições para levar a efeito um trabalho com responsabilidade.” Na plateia, o candidato escutou atentamente, preparando-se para novos desafios.










