“O Candidato será conhecido nesta quarta-feira. Posso apenas afirmar que o primeiro indicado à Câmara Municipal, assim como o primeiro indicado à Assembleia Municipal serão militantes do PSD”, garantiu, ao Litoralgarve’, Carlos Gouveia Martins, presidente da Comissão Política Concelhia de Portimão, em resposta a várias questões enviadas por ‘email’. Já sobre Luís Carito, antigo vice-presidente socialista da Câmara de Portimão, que apresentou a sua candidatura como independente a presidente da autarquia, falando até em apoio do PSD, Carlos Gouveia Martins, entre elogios, deixou um recado: “Desejo a melhor sorte ao Dr. Luís Carito na sua candidatura e seguramente a política e o debate público ganharão com a sua experiência. O PSD terá um outro projeto”.
Litoralgarve – Qual é a posição da Concelhia do PSD em face das notícias dando conta de que o partido não apoiará a candidatura do doutor Luís Carito à presidência da Câmara Municipal de Portimão, nas próximas eleições autárquicas, e que o assunto nem chegou a ser discutido na reunião da Distrital de Faro, realizada no sábado, dia 03/04/2021?
Carlos Gouveia Martins – A Concelhia do PSD, oficialmente, não tomou posição sobre nenhuma candidatura. Este tem de ser o ponto de partida. Houve, com diversos portimonenses, conversações sobre um projeto autárquico que se pretende agregador e conhecedor de Portimão. Sobre um assunto que nem foi discutido, está tudo dito: é um não assunto.
Afirmo a única posição oficial da Concelhia: o PSD Portimão irá apresentar nesta terça-feira um candidato próprio às eleições autárquicas de 2021.
Antigo autarca socialista Luís Carito “foi um nome analisado, sugerido por um partido político tradicionalmente de coligação com o PSD (…) e foi uma pessoa com a qual houve conversações, como houve com outros portimonenses”
Litoralgarve – Como reage ao facto de o doutor Luís Carito ter falado no apoio do PSD e de outros partidos, ao anunciar a sua candidatura como independente a presidente da Câmara Municipal de Portimão?
Carlos Gouveia Martins- Tenho de começar a dizer que tenho muito respeito pelo Dr. Luís Carito. Foi um nome analisado, sugerido por um partido político tradicionalmente de coligação com o PSD, que muito prezo, e foi uma pessoa com a qual houve conversações, como houve com outros portimonenses. Faz parte do processo autárquico. O PS fez o mesmo, o CDS, o BE, o PCP… é normal e ainda bem que os partidos políticos auscultam as pessoas sem dogmas nem palas ideológicas.
Desejo a melhor sorte ao Dr. Luís Carito na sua candidatura e seguramente a política e o debate público ganharão com a sua experiência. O PSD terá um outro projeto.
“O PSD sabe que conta comigo”
Litoralgarve – Quem vai ser o candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Portimão? O senhor admite vir a encabeçar a lista?
Carlos Gouveia Martins – O Candidato será conhecido nesta terça-feira. Posso apenas afirmar que o primeiro indicado à Câmara Municipal, assim como o primeiro indicado à Assembleia Municipal serão militantes do PSD. Admito o que sempre admiti: estar disponível para trabalhar pelo PSD e fazer parte das listas autárquicas. O PSD sabe que conta comigo.
Social-democrata Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, “falhou” ao fazer “declarações desconhecedoras” no ‘Facebook’

Litoralgarve – E como reage ao comentário do seu companheiro do PSD, doutor Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, que escreveu na rede social ‘Facebook’: “Uff, que alívio. O PSD nacional rejeita candidato ‘inventado’ pelo PSD de Portimão. É importante credibilizar a política. Basta de jogadas de manobras de bastidores”.
Carlos Gouveia Martins – Respeito muitíssimo o Doutor Francisco Amaral, um mega-autarca do PSD com muitas vitórias autárquicas em mais que um Município e que ainda se dedica à medicina em regime de voluntariado e está sempre ao dispor da sua comunidade. É um exemplo!
Sobre a sua declaração no ‘Facebook’, e já tive o cuidado, que ele não teve, de lhe telefonar e falar cerca de 20 minutos sobre a estratégia do PSD de Portimão, em que expliquei-lhe todo o “não caso” de que fala e creio que ele entendeu. Resolvi de forma correta, na impossibilidade dele estar presente na reunião partidária em que o fiz, mas abordando diretamente o Sr. Presidente Amaral.
“Credibilizar a política”, como disse o nosso Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, também nasce com menos declarações desconhecedoras como o Doutor Francisco Amaral fez. Falhou, é legítimo, e é a exceção que lhe confere a regra de agir bem.
Da próxima vez, acredito, irá falar após conhecer melhor o que quis dizer. Eu seguramente nunca me pronunciarei, excepto se em órgãos distritais ou nacionais, sobre um outro concelho que não o meu.
José Manuel Oliveira