Até ao próximo dia 17 de junho Albufeira está transformada na capital Europeia do Basquetebol para Veteranos

Até ao próximo dia 17 de junho Albufeira está transformada na capital Europeia do Basquetebol para Veteranos. O 7.º Campeonato Europeu de Basquetebol Veteranos reúne no concelho mais de 3 mil pessoas, entre atletas, equipas técnicas, árbitros, familiares e amigos dos atletas durante uma semana inteira, de 10 a 17 de junho. No passado domingo, dia 11, as equipas desfilaram com as bandeiras dos respetivos países pela baixa da cidade até à Praça dos Pescadores, onde foram recebidas pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, vereadores, representantes da Assembleia Municipal, presidente da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, presidente da Associação de Basquetebol do Algarve e representantes da organização do evento. No Campeonato há a destacar a participação da equipa do Imortal em representação de Portugal.

No passado domingo a baixa de Albufeira encheu-se de cor e alegria com a presença de várias centenas de basquetebolistas veteranos em representação de 24 países.

As equipas, devidamente equipadas e hasteando as respetivas bandeiras desfilaram pela baixa da cidade até à Praça dos Pescadores, onde foram acolhidas pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, vereadores, representantes da Assembleia Municipal, presidente da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, presidente da Associação de Basquetebol do Algarve e representantes da organização do evento.

Trata-se da 7.ª edição do Campeonato Europeu de Basquetebol Veteranos – Albufeira`23 European Championship Open, uma organização da Associação Europeia de Basquetebol Sénior (ESBA) com a colaboração do Município de Albufeira.

O presidente da Câmara Municipal estava visivelmente feliz pela organização ter escolhido Albufeira para ser anfitriã do evento, “considerando a ligação e a tradição da terra à referida modalidade desportiva”, sublinhou. José Carlos Rolo afirma “estar muito orgulhoso pelo Imortal, clube considerado uma referência incontornável do Basquetebol nacional, ser a equipa escolhida para representar o nosso País neste Campeonato Europeu de Basquetebol de Veteranos”.

No primeiro jogo que aconteceu este domingo, pelas 17h45, o Imortal jogou contra os estonianos do Sportland. Para além da Estónia, a equipa de Albufeira irá, também, defrontar as equipas da Itália e Ucrânia.

Cristiano Cabrita, vice-presidente e responsável pelo pelouro do Desporto, destaca que “acolher este tipo de organizações é uma mais-valia para o concelho e confirma a nossa capacidade para receber e organizar grandes eventos desportivos a nível internacional, colocando o Albufeira em excelente posição para vir a ser designada Cidade Europeia do Desporto em 2026.

Refira-se que o evento, que vai decorrer até ao próximo dia 17 de junho em vários pavilhões desportivos do concelho (Pavilhão Desportivo de Albufeira; Pavilhão Desportivo de Olhos de Água; Pavilhão Desportivo da Guia; Pavilhão Desportivo da EBSA; Pavilhão Desportivo da ESA; Pavilhão Desportivo Francisco Neves; Pavilhão da EB 2/3 Francisco Cabrita e Pavilhão da EB 2/3 Diamantina Negrão) reúne atletas da categoria sénior, género feminino (desde + 30 até + de 60 anos) e masculino (desde + 40 até + de 75 anos).

Esta é a sétima edição do Campeonato, sendo que as edições anteriores decorreram nas seguintes localidades: em 2014 na Letónia (cidade de Liepaja); 2015 na Turquia (cidade de Antalya); 2016 na Croácia (cidade de Porec); 2017 em Espanha (cidade de Santander); 2018 na Croácia (cidade de Pula) e 2019 em Espanha (cidade de Altea).