Associação WallRide Apresenta Novo Departamento WeAllRide, com foco na proteção, apoio, e empoderamento da Comunidade LGBTQIA+

Dia 21 de outubro será uma data repleta de celebrações

No próximo dia 21 de outubro, a Associação sem fins lucrativos WallRide dará um passo significativo na construção, proteção e inclusão de comunidades desprivilegiadas e marginalizadas. A Associação tem a satisfação de apresentar o seu novo departamento, o WeAllRide, com foco na comunidade LGBTQIA+.

Este novo departamento surge como uma evolução natural do seu antecessor, o South Girl Skate, que desempenhou um papel pioneiro e impactante no desenvolvimento da comunidade de skate feminina na região. O projeto South Girl Skate integra agora o departamento WeAllRide, continuando assim o seu trabalho baseado numa perspetiva feminista, ampliando assim o seu alcance para todas as minorias de género.

Sob a liderança das quatro co-diretoras, Filipa Godinho, Francisca Pinto, Catarina Culubali e Constança Mendes, o departamento da WallRide dedicar-se-á à criação de condições propícias para a iniciação e a continuação da prática do skate, bem como ao desenvolvimento de espaços seguros para todas as minorias de género, dentro e fora do skatepark.

As celebrações associadas á apresentação do WeAllRide terão início pelas 15h00 no skatepark de Faro, onde serão disponibilizadas aulas abertas de introdução ao skate para todos os públicos LGBTQIA+ e femininos, das 15h30 às 17h30. Além disso, haverá música, projetos de arte locais, comida e uma competição de GAME of SKATE (LGBTQIA+ / feminino apenas), que ocorrerá das 17h30 às 18h15 com apoio da local Jump Free Ride Store.

Às 19h00, as celebrações prosseguirão no novo Espaço Triângulo da Associação de Apoio à Inclusão LGBTQIA+ AEQQUM, onde está prevista uma sessão de cinema, poesia, debates e partilha de experiências sobre as realidades e vivências de pessoas marginalizadas.

Às 23h00, a festa continuará no bar Baixaria, oferecendo um ambiente mais descontraído que promoverá a convivência sob a temática do skate como uma forma de arte aberta a diversos públicos urbanos, unidos por valores e paixões comuns.

“O skate, como cultura, representa um fator democratizante de grande importância, uma vez que, até certo ponto, é baseado num conceito simples: a queda é igual para todos. Independentemente da complexidade das manobras, a dor, a frustração e a repetição do fracasso são experiências universais quando alguém começa, e continua, a andar skate. As relações forjadas na perseverança, humildade e paciência só podem resultar em indivíduos focados na sua condição humana. Isso nos torna mais sensíveis às lutas daqueles que nos rodeiam, seja no contexto das manobras ou do quotidiano. A WallRide tem como objetivo aprofundar essas interações, oferecendo aconselhamento, apoio e proteção às comunidades no terreno. No caso do WeAllRide, é um passo óbvio para a nossa associação, dada a bem-sucedida aplicação desse modelo aos públicos femininos. Além do skate, queremos deixar claro que o skatepark é um lugar onde todos são bem-vindos, independentemente de se sentirem excluídos ou maltratados em outros espaços. Aqui, na WallRide, todos têm um lar”, afirmou Viriato Villas-Boas, presidente e fundador da associação. A WallRide é uma Associação sem fins lucrativos do Algarve, com sede no skatepark de Faro, dedicada ao desenvolvimento de trabalho social sob a perspetiva do skate.