Associação de Artesãos do Barlavento do Algarve e Grupo ‘Aqui Há História’   estabelece protocolo para realizar eventos no concelho de Lagos, com aposta na doçaria, animação e no turismo

“Alargar a sua forma de atuação, envolvendo o artesanato regional e fortalecer as suas raízes lacobrigenses”  são   alguns  dos    objetivos,   sublinhou,    em    declarações   ao    ‘Litoralgarve’,  o  secretário   da   Direção   daquela   associação,   Ângelo   Mariano.

Depois de uma fase de estagnação devido à pandemia da Covid-19, a Associação de Artesãos do Barlavento, do Algarve, e o Grupo ‘Aqui Há História’, sediados em Lagos, programaram vários eventos até ao final do ano de 2022 e apostam noutros para 2023, neste concelho. A ideia surgiu na sequência de um protocolo estabelecido entre estas duas entidades e tem por objetivo “atrair visitantes e contribuir para a animação e o desenvolvimento  da atividade turística”, disse, ao ‘Litoralgarve, Ângelo Mariano, secretário da Direção da Associação de Artesãos do Barlavento.

Mostra   de   Artesanato   nos   dias   22 (sábado)  e   23 (domingo)   de Outubro,   nas   instalações   do    Mercado   do Levante  de   Lagos,  com   música   tradicional  portuguesa,   viola   e   trajes  tradicionais 

Um desses eventos designa-se ‘Mostra de Artesanato’ e terá lugar já nos próximos dias 22 (sábado)  –  das 17h00 às 21h00  –  e 23 (domingo) de Outubro  –  entre as 14h00 e as 21h00 –  no Mercado do Levante de Lagos (também conhecido por Mercado da Reforma Agrária), situado no Largo Rossio de São João Batista, junto ao terminal rodoviário. No dia 22, com início pelas 18h30m, estará em destaque a banda de música tradicional portuguesa ‘Moda Antiga’, de Lagos, constituída por 14 elementos, sob a direção  de José Bandarra, conhecida figura com ligação ao teatro e à animação, entre outras atividades neste concelho. No dia 23, a partir das 17h00, será a vez de entrar em cena o grupo musical ‘Projet Kids’, também de Lagos, com trinta a cinquenta elementos a tocarem viola. Na mesma data, domingo, doze pessoas andarão pelo edifício do Mercado do Levante, usando trajes tradicionais portugueses, em estilo de “animação volante”, que incluirá comes e bebes, doçaria e artesanato regional.

Também no Mercado do Levante de Lagos, em Dezembro, por altura do Natal, está prevista a realização de uma feira apenas dedicada à doçaria tradicional deste concelho.

Artesãos   do    Barlavento   e   ‘Aqui   Há   História’   estão   preparados    para    participar  na    Feira    Quinhentista,   na   Praça   do   Infante,   em    Maio   de    2023

Por outro lado, o protocolo de colaboração estabelecido entre o Grupo ‘Aqui Há História’ e a Associação de Artesãos do Barlavento, que conta com mais de 150 elementos de vários concelhos desta zona do Algarve, até Albufeira, permitirá às duas entidades ficarem preparadas a participar, caso sejam chamadas, em Maio de 2023, na Praça do Infante, em Lagos, na Feira Quinhentista, dos séculos XIV e XV, a organizar pela câmara local. Esta iniciativa incluirá produtos típicos dessas épocas, nomeadamente enchidos, e artesanato, com peças em cestaria, olaria e cortiça, em que os artesãos trabalharão em simultâneo, como um dos aspetos mais atrativos.

E   em   Outubro   do   próximo   ano,   poderão   organizar   uma    feira   medieval  em   Barão   de    São   João,  com   o   objetivo   de    atrair   entre  dez   e   quinze    mil     visitantes 

Já na localidade rural de Barão de São João, junto ao campo de futebol, deverá ter lugar, em Outubro de 2023, outra feira medieval, com animação que abrangerá música própria da época, malabarismo, teatro e provas de engole fogo. O evento “tem por objetivo atrair entre dez e quinze mil visitantes a Barão de São João e contribuir, assim, para o desenvolvimento do comércio local”, sublinhou, ao nosso Jornal, o secretário da Direção da Associação de Artesãos do Barlavento, Ângelo Mariano, manifestando, desde já, a disponibilidade desta entidade e do Grupo ‘Aqui Há História’ para organizarem essa iniciativa.

Eventos    de   norte   a   sul   de   Portugal   e   a   nível   internacional    na    atuação    do   Grupo  ‘Aqui   Há    História’


Fundado no dia 11 de Junho de 2017, em Lagos, o Grupo  ‘Aqui Há História’, de recriação histórica, antes da pandemia da Covid-19 participou em vários eventos de norte a sul de Portugal e a nível internacional, nomeadamente em feiras na Alemanha, França, Bélgica, Holanda e Espanha, com todos os elementos de vários países a atuarem em simultâneo a constituírem um dos aspetos mais relevantes.

Este protocolo agora firmado pela Associação de Artesãos do Barlavento do Algarve com o ‘Aqui Há História’, pretende contribuir para  “alargar a sua forma de atuação, envolvendo o artesanato regional e fortalecer as suas raízes lacobrigenses”, frisou Ângelo Mariano.

José Manuel Oliveira