ASSIM EVOLUI O NOVO CORONAVÍRUS COVID-19 A NÍVEL NACIONAL E NO ALGARVE – DIA 06 DE AGOSTO DE 2020

Mais trêspessoasestão infetadas com Covid-19 na região algarvia, numa altura em que há 275 novos recuperados no país e três óbitos , dois no Norte e um na região de Lisboa e Vale do Tejo, o que representa um aumento nestes aspetos destacados. A Situação Epidemiológica em Portugal, no dia 06 de Agosto de 2020, publicada pela Direção-Geral da Saúde, indica ainda, entre outros dados, menos 15 doentes hospitalizados, mas mais um internado em Unidades de Cuidados Intensivos. Aqui fica o Relatório de Situação nº. 157 daquele organismo estatal:

– Número total de casos de infeção confirmados (em números acumulados) desde o início da pandemia – 52.061 (mais 213 do que no relatório do dia 05 de Agosto de 2020. Desta forma, o número de novos doentes infetados ultrapassa, mais uma vez, o da data anterior, tendo 69 por cento dos novos casos sido registados na região de Lisboa e Vale do Tejo). Em Portugal, globalmente, a Covid-19 infetou 28.802 mulheres e 23.259 homens.

– Número total de recuperados – 37.840 (mais 275 do

que no dia 05 de Agosto de 2020. Desta forma, o número de novos casos de recuperação também ultrapassa o do dia anterior e continua a ser superior ao de novos infetados).

– Número de casos ativos – 12.478 (menos 65 do que a 05 de Agosto de 2020, mantendo-se, assim, descida a este nível pelo 11º. dia consecutivo).

– Número total de internados –369(menos 15 do que no dia 05 de Agosto de 2020)

42 em Unidades de Cuidados Intensivos (maia 01 do que no dia 05 de Agosto de 2020)

– Número total de casos suspeitos desde 01/01/2020 –452.453(mais 1.929 do que no dia 05 de Agosto de 2020). Do total dos casos suspeitos, 399.075não se confirmaram (mais 1.836 do que no dia 05 de Agosto de 2020).

Por outro lado,1.317 pessoas (menos 120 do que no dia 05 de Agosto de 2020) aguardam os resultados laboratoriais aos testes efetuados, enquanto que 37.783 (mais 414 do que no dia 05 de Agosto de 2020) estão sob vigilância das autoridades de saúde.

– Número total de óbitos – 1.743 (mais 03 do que no dia 05 Agosto de 2020, todos do género masculino. Uma morte foi registada na região de Lisboa e Vale do Tejo e dois falecimentos ocorreram no Norte do país. Já morreram, em Portugal, 873 homens e 870 mulheres, em consequência da Covid-19.

MAIS 147 INFETADOS NA REGIÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO, UM ÓBITO NESTA ZONA E MAIS DUAS VÍTIMAS MORTAIS NO NORTE DO PAÍS

A região de Lisboa e Vale do Tejo, o epicentro da pandemia nesta altura, no país, atingiu um total acumulado de 26.720 casos de infeção confirmados (mais 147 do que no dia 05/08/2020) e 608 óbitos (houve mais uma morte).

Segue-se a região Norte, onde o número de casos de infeção confirmados em termos cumulativos ascende a 18.891 (mais 37 do que no dia 05/08/2020) e 831 mortos (faleceram mais dois homens)

A região Centro conta com 4.494 casos de infeção confirmados em números acumulados (mais 16 do que no dia 05/08/2020) e 252 vítimas mortais.

O Alentejo regista, atualmente, 762 casos de infeção confirmados desde o início da pandemia (mais 09 do que no dia 05/08/2020) e 22 mortos.

Naregião dos Açores,o relatório daDireção-Geral da Saúde, mantém, no total, 170

casos de infeção confirmados em números acumuladose 15 óbitos.

Por seu turno, aAutoridade de Saúde Regional continua a indicar179 casos confirmados, em termos cumulativos,sendo 19casospositivos ativos, todosna Ilha de São Miguel. As 1.410 análises efetuadas nos dois laboratórios de referência da Região Autónoma dos Açores não revelaram novos casos positivos de Covid-19.

Já a Madeira, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde, tem agora um total acumulado de 119 (mais 01 do que no dia 05/08/2020) casos de infeção confirmado, mantendo 0 (zero) óbitos até à presente data.

Por sua vez, o IASAÚDE – Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Região Autónoma da Madeira, revelou, durante a tarde do dia 06/08/2020, que há dois novos casos de Covid-19 a reportar. São dois viajantes identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira.

Deste modo, aquela entidade regional passou a registar um total de 121 casos de infeção confirmados (mais dois do que no dia 05/08/2020), 98 dos quais são casos recuperados e 23 casos ativos (mais dois).

ALGARVE

HÁ MAIS TRÊS PESSOAS INFETADAS

A Direção-Geral da Saúde indica, no seu Relatório de Situação nº. 157, do dia 06 de Agosto de 2020, um total acumulado de 905casos de Covid-19 na região algarvia. Ou seja, surgiram mais três pessoas contaminadas.

15 ÓBITOS NO ALGARVE – É O NÚMERO DADIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE

17 ÓBITOS – DE ACORDO COM A AUTORIDADE DE SAÚDE REGIONAL

No dia 06 de Agosto de 2020, em relação ao Algarve, a Direção-Geral da Saúde mantém o registo de 15 óbitos. Recorde-se que a Autoridade de Saúde Regional mantém a informação prestada desde 12/06/2020 – Nº de óbitos (cumulativo) 17.

Os óbitos conhecidos são:

– 3 em Portimão

– 1 em Quarteira, no concelho de Loulé

– 5 em Boliqueime, no concelho de Loulé

– 1 no concelho de São Brás de Alportel

– 2 em Vila Real de Santo António

– 2 no concelho de Albufeira

– 2 no concelho de Lagoa

– 1 no concelho de Faro

ALBUFEIRA É O CONCELHO COM MAIOR NÚMERO TOTAL ACUMULADO DE CASOS DE INFEÇÃO CONFIRMADOS NO ALGARVE

Como o Litoralgarve já referiu, o Relatório de Situação, publicado pela Direção-Geral da Saúde no dia 03 de Agosto de 2020, apresentou a caracterização demográfica dos casos confirmados, sublinhando que a informação “refere-se ao total de notificações médicas no sistema SINAVE, não incluindo notificações laboratoriais.” “Como tal, pode não corresponder à totalidade dos casos por concelho”, nota aquela entidade, acrescentando que a caracterização demográfica dos casos confirmados será atualizada à segunda-feira, “na pendência de desenvolvimentos nos sistemas de informação”.

Mais uma vez, recordamos a informação sobre os concelhos da região algarvia divulgada pela Direção-Geral da Saúde:

– ALBUFEIRA – 154 casos confirmados no total,

desde o início da

pandemia (mais 13 do que no relatório

na semana anterior, no dia 27/07/2020)

– ALJEZUR – 07 casos confirmados no total

(sem alterações)

– CASTRO MARIM – 04 casos confirmados no total

(sem alterações)

Já o presidente da Câmara Municipal

de Castro Marim, Francisco Amaral,

destaca: “0 casos confirmados / 0 em

vigilância / 3 recuperados / 0 óbitos”.

– FARO – 135 casos confirmados no total (mais 08 do que

no relatório da Direção-Geral da Saúde, na

semana passada)

– LAGOA – 18 casos confirmados no total (mais 02)

– LAGOS – 103 casos confirmados no total (mais 01)

– LOULÉ – 119 casos confirmados no total (mais 05)

– MONCHIQUE – 15 casos confirmados no total

(sem alterações)

– OLHÃO – 29 casos confirmados no total (sem alterações)

– PORTIMÃO – 109 casos confirmados no total (mais 05).

Já a Câmara Municipal de Portimão,

no seu relatório com data de

05/08/2020, refere um total de 120 casos

confirmados (menos um do que no anterior

boletim).

– SÃO BRÁS DE ALPORTEL – 8 casos confirmados no

total, indica a Direção-

Geral da Saúde

(sem alterações).

0 casos confirmados / 2 em vigilância /

9 recuperados / 1 óbito

10 casos acumulados desde 1 de Março

É esta a informação da Câmara Municipal de

São Brás de Alportel, no boletim sobre a

a situação epidemiológica no concelho, no dia

06/08/2020,

– SILVES – 42 casos confirmados no total, segundo a

Direção-Geral da Saúde (mais 08 do que há

uma semana)

– TAVIRA – 35 casos confirmados no total

(sem alterações)

– VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO – 17 casos

confirmados no total (sem alterações)

– VILA DO BISPO – 4 casos confirmados no total desde

o início da pandemia, segundo dados

da Direção-Geral da Saúde

(houve alterações em comparação

com o relatório anterior)

JÁ HÁ 94 PESSOAS RECUPERADAS NO CONCELHO DE PORTIMÃO, REVELA A CÂMARA MUNICIPAL

Casos de recuperação conhecidos no Algarve:

– 113 no concelho de Albufeira

– 108 no concelho de Loulé

– 84 no concelho de Lagos, segundo informação da Câmara

Municipal no dia 16/07/2020

– 94 no concelho de Portimão, de acordo com a Câmara

Municipal, no ponto de situação com a data de

05/08/2020. Deste modo, há mais três pessoas recuperadas.

– 71 no concelho de Faro

– 37 no concelho de Tavira

– 27 no concelho de Silves

– 21 no concelho de Olhão, indicou o presidente da

Câmara Municipal, António Miguel Pina, a 19/07/2020.

– 17 no concelho de Vila Real de Santo António

– 15 no concelho de Lagoa

– 11 no concelho de Monchique

– 09 no concelho de São Brás de Alportel. E o número mantido pela Câmara Municipal, no ponto de situação epidemiológica, no dia 06/08/2020, depois de terem sido recuperados os dois doentes, não existindo agora casos ativos registados.

– 05 no concelho de Aljezur, como confirmou, ao Litoralgarve,

o vereador da Câmara Municipal, António Carvalho.

– 03 no concelho de Castro Marim

VILA DO BISPO, CASTRO MARIM E ALCOUTIM NÃO FIGURAM NA LISTA DE CASOS ATIVOS DA DELEGADA DE SAÚDE REGIONAL, ENQUANTO QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL ANUNCIA QUE ATINGIU ZERO CASOS A ESTE NÍVEL

Como temos referido, três semanas depois do boletim datado de dia 9/07/2020, sobre os casos ativos por concelho, foi divulgado no relatório semanal da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, de 30/07/2020, a mais recente informação, baseada nos dados transmitidos pela Delegada de Saúde Regional. O Litoralgarve volta a recordar a informação transmitida

– LOULÉ – 53 casos ativos (mais 36 do que no dia

09/07/2020)

– ALBUFEIRA – 49 casos ativos (mais 09)

– FARO – 43 casos ativos (mais 24)

– PORTIMÃO – 36 casos ativos (menos 11).

Por sua vez, a Câmara Municipal de Portimão,

no ponto de situação

com a data de 05/08/2020, aponta a

existência de 24 casos ativos, o que significa

menos três casos neste concelho,

em comparação com o boletim anterior.

– LAGOS – 29 casos ativos (menos 48)

– SILVES – 15 casos ativos (mais 10)

– TAVIRA – 11 casos ativos (menos 05)

– MONCHIQUE – 07 casos (menos 04)

– OLHÃO – 07 casos ativos (menos 04)

– ALJEZUR – 05 casos (menos 02)

02 casos – indica a Câmara Municipal, no dia 06/08/2020, confirmando, assim, a notícia do Litoralgarve.

No ponto de situação epidemiológica Covid-19 – Aljezur, um comunicado assinado pelo presidente do executivo camarário local, José Manuel Lucas Gonçalves, na página da autarquia no ‘Facebook’, informa a população de que se “mantêm 2 casos ativos com Covid-19 e que não existem pessoas em vigilância ativa.”

– LAGOA – 05 casos ativos (mais 02)

– SÃO BRÁS DE ALPORTEL – 03 casos ativos

(sem alteração), indicou, na altura, a Delegada de Saúde Regional

Como o Litoralgarve refere noutra parte do texto, no dia 06 de Agosto de 2020, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel voltou a indicar 0 (zero) casos confirmados, o que significa que estão recuperados os dois doentes que constavam do de outro boletim da edilidade. Neste concelho, só há duas pessoas sob vigilância por parte das autoridades (mais uma do que o referido no relatório de 05/08/2020).

– VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO – 03 casos ativos

(menos 02)

De recordar que, com base na informação divulgada pela Delegada de Saúde Regional, os concelhos de Vila do Bispo, Castro Marim e Alcoutim continuam a não constar da lista de casos ativos na região algarvia. “Notas metodológicas: Por motivos de confidencialidade, quando os casos ativos confirmados são inferiores a 3 os valores não são apresentados”, refere, a propósito, a Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, no seu último relatório.

Autor: José Manuel Oliveira