As ruas do Centro Histórico de Albufeira estão diferentes. O cinzento caraterístico das caixas de distribuição de energia elétrica deu lugar a uma palete de cores, que retratam os usos e costumes da cidade, outrora vila piscatória. As pinturas alusivas à história de Albufeira estão a ser realizadas em 32 caixas espalhadas pela Baixa e Casco Antigo da cidade. A iniciativa partiu do Município de Albufeira, através do projeto ALBU.ST.ART que, em colaboração com a associação “100 Pavor”, pretende melhorar a imagem do espaço público da cidade ao mesmo tempo que dá a conhecer as raízes de Albufeira a quem por ali passa.
O Largo do Rossio, a Rua e o Beco Latino Coelho, bem como a área junto ao elevador da Praia do Peneco foram as primeiras zonas de intervenção do projeto ALBU.ST.ART, que consiste na pintura e embelezamento das caixas de distribuição de energia elétrica.
Ao todo, serão 32 caixas a ganhar uma nova vida pela mão do artista Flávio Pontes, conhecido por Fly, que integra a “100 Pavor”, uma associação de artistas plásticos parceira do Município nesta iniciativa. |
Na segunda fase do projeto, serão contempladas as caixas localizadas na Esplanada Frutuoso da Silva, Rua José Bernardo de Sousa (sobre o túnel), Praça da República, Rua do Correio Velho (largo), Rua do Cemitério Velho, Rua da Bateria, Porta da Cidade, Praça dos Pescadores (à entrada do Pontão e junto às escadas rolantes); em frente ao restaurante “A Tasca”; e nas diversas casas de banho públicas.
As caixas contam com pinturas que representam imagens e ícones alusivos aos costumes e tradições da antiga vila piscatória e incluem ainda referências ao multiculturalismo e à inclusão social que se vive no concelho.
O projeto, orçado em cerca de 5 mil euros, tem como objetivo embelezar o espaço público da cidade, divulgando a história de Albufeira a residentes e turistas.
Autor: Câmara Municipal de Albufeira