Apresentação pública do projeto “Sal C – Valorização das Salinas para o Sequestro de Carbono e Mitigação das Alterações Climáticas”

Castro Marim vai apresentar, no dia 30 de novembro, o projeto “Sal C – Valorização das Salinas para o Sequestro de Carbono e Mitigação das Alterações Climáticas”, vencedor do “Prémio Promove 2023” da Fundação “La Caixa”. A sessão terá lugar no Revelim de St. António, em Castro Marim, pelas 10h30.

 

A candidatura ao programa “Promove”, que se destina à dinamização das regiões do interior de Portugal, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, foi apoiada e articulada entre o Município de Castro Marim, a BlueZ C Institute – Associação para a Conservação Marinha e Economia do Carbono, a Eurocidade do Guadiana e a empresa MadeinSea.

 

Este projeto vem demonstrar que a instalação de ervas marinhas nos canais das salinas permite, de forma sustentável, o sequestro de carbono Azul a uma taxa 30 vezes mais eficiente que a floresta, para além da melhoria da qualidade da água e retenção de microplásticos. Com um investimento total de cerca de 200.000 euros, apoiados em 75% pela Fundação “La Caixa”, o projeto vem aumentar a cadeia de valor de uma das atividades mais relevantes na economia castromarinense, a salinicultura tradicional, promovendo a rentabilização das salinas, ao transformar uma atividade sazonal numa atividade permanente e criando novos postos de trabalho qualificados. Outro fator determinante é o seu potencial na salvaguarda das condições futuras da produção de sal e flor de sal, por permitir a retenção de potenciais elementos poluentes e de microplásticos que possam surgir na água do mar.

 

Para o Município de Castro Marim, este é um projeto integrado nos valores de eficiência e sustentabilidade pretendidos para o território, articulado com a aposta que se tem vindo a fazer na senda do carbono azul, além da valorização e promoção do património natural e do crescimento da atividade económica da salinicultura. “Tem potencial de divulgação como boa prática e posicionamento internacional do potencial das salinas de Castro Marim”, sublinha a vice-presidente do Município de Castro Marim Filomena Sintra.

Mais Artigos