Ação de fiscalização permitiu intercetar uma viatura com o pescado no seu interior, tendo os suspeitos sido identificados.
José Manuel Oliveira
Quatro elementos do Comando-Local da Polícia Marítima de Tavira, com o apoio de duas viaturas e uma embarcação, apreenderam durante a noite de quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025, um total de 117kg de polvo em situação irregular de fuga à lota, na sequência de uma ação de fiscalização levada a efeito no porto de pesca de Santa Luzia, naquele concelho do sotavento algarvio.

“Da totalidade de polvo apreendido, 17kg foram doados a uma Instituição de Solidariedade Social, tendo o restante sido vendido em lota, ficando o valor a reverter a favor do processo”, assinala o Gabinete de Imagem e Relações Públicas da Autoridade Marítima Nacional
Em comunicado, divulgado nesta quinta-feira, dia 16 de Janeiro, o Gabinete de Imagem e Relações Públicas da Autoridade Marítima Nacional refere que, “durante esta ação, os elementos da Polícia Marítima intercetaram uma viatura com pescado no interior, em situação irregular de fuga à lota, tendo identificado os suspeitos, elaborado o respetivo auto de notícia e, como medida cautelar, apreendido os 117kg de polvo.” O Comando-Local da Polícia Marítima de Tavira tomou conta da ocorrência. O comunicado não indica, porém, o número de suspeitos envolvidos, nem outros dados sobre estes indivíduos.
De acordo com a Autoridade Marítima Nacional, “da totalidade de polvo apreendido, 17kg foram doados a uma Instituição de Solidariedade Social, tendo o restante sido vendido em lota, ficando o valor a reverter a favor do processo.” Não foi mencionada qual a Instituição de Solidariedade Social contemplada com os 17kg de polvo.
Auto de notícia, com a descrição dos factos, remetido às autoridades judiciais para aplicação de sanções aos suspeitos
Como é habitual neste tipo de casos, o auto de notícia elaborado pelos elementos da Polícia Marítima de Tavira, contendo a descrição dos factos, será enviado para as autoridades judiciais, que determinarão as coimas e outras sanções a aplicar aos prevaricadores.
Mais de setecentos euros seria o montante que poderia valer o total do pescado apreendido
Segundo apurou o ’Litoralgarve’, os 117kg agora apreendidos no porto de pesca de Santa Luzia, no concelho de Tavira, poderiam valer mais de setecentos euros no mercado.










