APF Algarve “põe mãos à obra” e promove bairros saudáveis em Portimão

Em outubro, a APF Algarve dá início ao Projeto Bairro Con(s)Ciência, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e com a Equipa Técnica Especializada de Prevenção – DICAD.
O Projeto Bairro Con(s)Ciência integra-se nos eixos de intervenção Social e da Saúde, e pretende desenvolver um conjunto de iniciativas junto das crianças, jovens e suas famílias do Bairro da Cruz da Parteira, em Portimão, no sentido de melhorar a sua qualidade de vida a longo prazo.

Mas como?


No eixo de intervenção Social, colocamos maior ênfase no desenvolvimento das competências socioemocionais da população, através da dinamização de atividades lúdico-pedagógicas em grupo, de modo a melhorar as componentes comportamental e relacional e a promover a resolução de conflitos. Aqui, tanto o Acompanhamento Psicológico, como o Acompanhamento Parental e o Apoio ao Estudo não ficam de fora – todas estas atividades serão cruciais na mitigação de diversos problemas sociais existentes no bairro, na redução do absentismo e o abandono escolares, e na diminuição da violência intrafamiliar.


Já no eixo de intervenção da Saúde, este projeto irá promover diversas atividades de Educação para a Saúde e de Sensibilização, de forma a diminuir não só a ocorrência de Comportamentos Aditivos, mas também a promover a Saúde Sexual e Reprodutiva e o Planeamento Familiar. O Projeto Bairro Con(s)ciência faz parte de um grupo de 17 projetos aprovados para o Algarve, num total de 246 projetos a iniciar atividade já em outubro, por todo o país, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis.


Aqui, pretendemos quebrar ciclos geracionais prejudiciais. E, por isso, o fim último do Bairro Con(s)Ciência é capacitar os moradores deste bairro – crianças, jovens e famílias –, para que a construção de uma comunidade mais saudável passe do papel à ação.


Vamos, então, “pôr mãos à obra” em Portimão?


Programa Bairros Saudáveis O Programa Bairros Saudáveis é um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. Saúde não é só ausência de doença. É um programa de pequenas intervenções, através do apoio a projetos apresentados por associações, coletividades, organizações não governamentais, movimentos cívicos e organizações de moradores, em articulação com as autarquias, as autoridades de saúde ou demais entidades públicas. Visa sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades residentes e pessoas ou organizações intervenientes em territórios vulneráveis. Mais em: https://www.bairrossaudaveis.gov.pt/


Contactos


O Projeto Bairro Con(s)Ciência está disponível para receber contactos através do seguinte e-mail: bs.apf.org@gmail.com.
Se quiser saber mais sobre o trabalho da Associação para o Planeamento da Família, e sobre os projetos que desenvolvemos por todo o país, visite o nosso site em: http://www.apf.pt/.