AMAL abre Aviso para gestão eficiente da água  

Enquadrado no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve acaba de lançar o 2º Aviso, no valor de 7 milhões de euros, para apoio a projectos que promovam a gestão eficiente dos sistemas de abastecimento de água do Algarve. As candidaturas podem ser apresentadas até ao próximo dia 2 de junho.

No âmbito deste Aviso são elegíveis as candidaturas que visem a setorização de redes, a monitorização e o controlo de perdas reais de água, para uma melhor gestão nos sistemas de distribuição em baixa do Algarve.

Tem como principais beneficiários as entidades gestoras das redes de abastecimento de água em baixa, ou seja, os municípios e as suas associações, assim como o setor empresarial e empresas concessionárias municipais. O apoio dado às candidaturas será a fundo perdido, uma subvenção a 100%, não reembolsável, financiada através do fundo Next Generation EU.
Consulte o Aviso em https://amal.pt/images/2023/Aviso_2_SM1-31Mar2023.pdf.

A propósito do lançamento deste 2º Aviso, a AMAL reuniu, na passada sexta-feira, com autarcas e técnicos municipais ligados a esta área, para apresentação das condições de acesso e formalização das candidaturas.

Foi igualmente apresentado o ponto de situação do que já está a ser executado no âmbito da 1ª fase de candidaturas que decorreu em setembro de 2021, através da qual estão a ser aplicados 14 milhões de euros para execução de 54 empreitadas de requalificação de redes e implementação de zonas de medição e controlo. O investimento em redução de pressões está igualmente a ser apoiado.

A execução do investimento, associado à eficiência hídrica no Algarve, enquadrado no PRR e que envolve outras medidas para além desta que é gerida pela AMAL, é coordenada pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve.