O atual deputado algarvio e presidente da Comissão Política Distrital de Faro do PSD, Cristóvão Norte, é o segundo da lista, enquanto Bárbara Correia, vogal da Concelhia de Loulé, segundo apurou o ‘Litoralgarve’, surge como novidade em terceiro lugar.
José Manuel Oliveira
A lista de candidatos a deputados da Aliança Democrática – PSD-CDS/PP, à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Faro, éapresentada nesta segunda-feira, dia 07 de Abril de 2025, no Tribunal da capital algarvia, sendoencabeçada pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, como, de resto, já tinha anunciado o Partido Social Democrata.
Em segundo lugar figura Cristóvão Norte, atualdeputado e Presidente da Comissão Política Distrital de Faro do PSD, que, assim, mantém a posição ocupada nas últimas eleições legislativas,realizadas em 2024.
Já o terceiro lugar, segundo apurou o ‘Litoralgarve’, deverá pertencer a Bárbara Correia, vogal da Comissão Política de Seção de Loulé do PSD, que, desta forma, surgirá como novidade na lista de candidatos a deputados da AD, em posição elegível pelo Círculo Eleitoral de Faro.
Natural de Beja, Maria da Graça Carvalho, licenciada em engenharia mecânica e professora catedrática,já foi ministra da Ciência e do Ensino Superior, eurodeputada e completa 70 anos de idade na quarta-feira, dia 9 de Abril
Nascida em Beja, capital do Baixo Alentejo, no dia 09 de Abril de 1955, Maria da Graça Martins da Silva Carvalho completa 70 anos na próxima quarta-feira e, como já referimos, exerce as funções de ministra do Ambiente e da Energia no Governo (agora em gestão), liderado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro.
Conselheira de Durão Barroso e do Comissário Carlos Moedas, na União Europeia
Licenciada em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e Doutorada pelo ‘Imperial College of Science, Technology and Medicine’, no Reino Unido,desempenhou o cargo de Ministra da Ciência e do Ensino Superior do XV Governo Constitucional, sob o comando de Durão Barroso, entre 2002 e 2004.Depois, foi Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior do XVI Governo Constitucional, entre 2004 e 2005, com Santana Lopes como primeiro-ministro.
Professora Catedrática do Instituto Superior Técnicoda Universidade de Lisboa, nas áreas da energia e das alterações climáticas, foi conselheira principal do Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, de 2006 a 2009. A esse nível, colaborou nos sectores de Ciência, Ensino Superior, Inovação, Investigação, Energia, Ambiente e Mudanças Climáticas.
Também exerceu funções de Conselheira de Carlos Moedas, Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, nos anos de 2014 e 2015.
A biografia de Maria da Graça Carvalho inclui, em termos políticos, o cargo de Deputada do Parlamento Europeu entre 2009 e 2014, tendo sido relatora do programa Horizonte 2020 – Programa-Quadro de Investigação e Inovação (2014-2020).
Maria da Graça Carvalho foi, ainda, Conselheira Principal do BEPA – ‘Bureau of European PolicyAdvisers’, e é sócia do ‘American Institute ofAeronautics and Astronautics’, da ‘AmericanAssociation for the Advancement of Science’, da ‘World Academy of Art and Science’, e da Academia das Ciências Portuguesa.










