Nascido no norte do país a 03 de Outubro de 1975 e adepto do Futebol Clube do Porto, Adelino Augusto Rocha Soares foi técnico de desporto na Câmara de Vila do Bispo, vereador do PS na oposição e presidente do executivo municipal, com polémicas pelo meio, envolvendo um dirigente da concelhia do próprio partido. Por não se poder recandidatar ao cargo, devido a imperativos da lei, também não completou o terceiro e último mandato consecutivo naquela edilidade da Costa Vicentina, tendo passado a exercer funções na empresa Algar, sedeada no concelho de Loulé. Mas, como nos garantem, ainda mantém casa em Vila do Bispo.
Paulo Silva
José Manuel Oliveira
O socialista Adelino Soares, de 50 anos, é o Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto (PS), que venceu, sem maioria absoluta, as recentes eleições autárquicas neste concelho.
Do Gabinete de Apoio ao novo presidente, fazem também parte Carlos Carmo, como Chefe, e Débora Gonçalves, no Secretariado, indica o ‘site’ do Município de Loulé.
De funcionário a presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, ao conquistar a autarquia então liderada por Gilberto Viegas, do PSD
Ex-presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, onde também foi vereador na oposição (quando o social-democrata Gilberto Viegas era presidente), Adelino Soares iniciou a sua actividade profissional ao serviço desta autarquia da Costa Vicentina, como funcionário ligado à área do Desporto.
Nascido no norte do país, a 03/10/1975, e adepto do Futebol Clube do Porto, Adelino Augusto Rocha Soares foi animador desportivo e assistente técnico durante 11 anos. O seu ‘curriculum’ indica que seguiu um curso de Educação Física no Instituto Dom Afonso III, em Loulé, possuindo o I e o II nível de treinador de futebol. Nessa condição, orientou equipas dos escalões de formação, de 1998 a 2002, do Clube Recreativo de Vila do Bispo, e do escalão sénior do Clube Recreativo Infante de Sagres, na época de 2002/3.
De 2001 a 2005, exerceu funções de vereador do PS na Câmara Municipal de Vila do Bispo e no mandato seguinte, de 2005 a 2009, ocupou o cargo de deputado na Assembleia Municipal neste concelho, como primeiro elemento da lista eleita daquele partido.
Depois de ter sido vereador do executivo municipal de Vila do Bispo, conseguiu, em 2009, conquistar a presidência da Câmara local, ao derrotar o social-democrata Gilberto Viegas, de forma considerada algo surpreendente na altura. Nesse cargo, foi eleito em três mandatos consecutivos, com polémicas à mistura com um dos seus adjuntos e na altura dirigente da concelhia do PS, que acabou por se demitir.
No ano de 2021, e uma vez que, devido à legislação, já não se poderia recandidatar à presidência da Câmara Municipal de Vila do Bispo por estar a cumprir o seu terceiro mandato consecutivo neste órgão autárquico, Adelino Soares decidiu cessar funções antes do final e aceitar o convite que lhe foi dirigido para integrar a administração da empresa Algar- Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA., com sede em Barros de São João da Venda, na freguesia de Almancil, no concelho de Loulé.
Depois de ter terminado o cargo naquela empresa intermunicipal do Algarve, no dia 06 de Maio de 2024, foi administrador de uma empresa gerida pela Câmara Municipal de Loulé
Garantiu que deixou a autarquia “sem dívidas e com projectos”
Na última reunião ordinária, quinzenal, da Câmara Municipal de Vila do Bispo, no dia 18/05/2021, garantiu que deixava a autarquia “sem dívidas e com projetos”. Ao que sabemos, despediu-se dos funcionários através de ‘email’ e, em muitos casos, pessoalmente. Apesar das tentativas de contatos estabelecidos na altura, nunca nos foi possível falar com Adelino Soares sobre a sua saída de Vila do Bispo para a administração da Algar e outros projetos.
No dia em que a socialista Rute Silva substituiu Adelino Soares como presidente Câmara de Vila do Bispo, a 27 de Maio de 2021, manifestou, publicamente, o seu “profundo desagrado pela forma despropositada como decorreu a renúncia” daquele responsável, “sem comunicação prévia.” São conhecidas, há muitos anos, divergências entre ambos
O lugar de Adelino Soares na autarquia de Vila do Bispo, recorde-se, foi, então, ocupado por Rute Silva, que passou a ser presidente a partir do dia 27/05/2021 (uma quinta-feira), em reunião extraordinária do executivo municipal no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na altura da saída de Adelino Soares, a então vereadora socialista, psicóloga Rute Silva, como referimos, assumiu a presidência da Câmara Municipal de Vila do Bispo, tendo manifestado, a 27 de Maio de 2021, o seu “profundo desagrado pela forma despropositada como decorreu a renúncia” daquele responsável, “sem comunicação prévia.” Segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, “são conhecidas, há muitos anos, divergências entre Adelino Soares e Rute Silva”, ambos, curiosamente, funcionários da Câmara Municipal de Vila do Bispo.
Quando membros do executivo municipal de Vila do Bispo disseram ter “ouvido falar” no possível cenário de Adelino Soares concorrer à presidência da Câmara pelo Chega
Em 2024, a um ano das eleições autárquicas, o nome de Adelino Soares, que nessa altura cumpria o seu mandato na administração da empresa Algar, no concelho de Loulé, foi apontado como um possível candidato do Chega à presidência da Câmara de Vila do Bispo. Contudo, apesar de vários membros do executivo municipal terem “ouvido falar” nesse cenário, como nos contaram, tal acabou por não se concretizar. O empresário Afonso Nascimento acabou por ser a escolha do Chega e eleito vereador para o mandato 2025/2029.
Enquanto isso, Adelino Soares, que ainda possui casa em Vila do Bispo, segundo nos garantem, raramente é visto neste concelho. O presente passa pela Câmara Municipal de Loulé.










