Decorreu no dia 15 de Fevereiro de 2026, o almoço de comemoração do 2.º aniversário da AVPA – Associação de Veteranos Paraquedistas do Algarve, realizado no restaurante Austrália, situado na EN125, em Vale da Venda.
O 2.º aniversário da AVPA, reuniu um grupo de perto de 70 pessoas, a esmagadora maioria antigos militares Paraquedistas, entre os quais, representantes de outras associações de militares, como foram os casos da Associação de Paraquedistas do Alentejo de Évora, do Grupo Motard Asas ao Peito de Lisboa, dos Paraquedistas de Nossa Senhora de Fátima do Baleal, e do Grupo de Comandos do Algarve, que são a delegação no Algarve da Academia Mama Sume, fundada pelo Major-General CMD Jaime Neves.
Entre os convidados de Honra, para este evento, estavam o Major-General Paraquedista José Dias Martins, actual Inspector Geral do Exército e, o Presidente da Assembleia Municipal de Faro, Eng. Macário Correia.
O Padrinho da AVPA, General Paraquedista Carlos Jerónimo, que foi Chefe do Estado- Maior do Exército entre 2014 e 2016, e o Presidente da União Portuguesa de Paraquedistas, Coronel Paraquedista Hilário Dionísio Peixeiro, foram convidados, mas pelo motivo de ambos terem uma Assembleia-Geral neste mesmo dia, não puderam marcar presença, tendo o Presidente da UPP, enviado em sua representação, o Vice- Presidente José Seco Nunes.
Foram ainda convidados o Deputado à Assembleia da República e Vereador da Câmara Municipal de Faro, sem regime de permanência, Dr. Cristóvão Norte e o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Dr. Luís Encarnação, que haviam marcado presença em eventos anteriores, mas que neste evento, não puderam comparecer, pelo motivo de infelizmente, ter coincidido este almoço, com as exéquias do antigo autarca albufeirense Dr. José Carlos Rolo, pessoa muito estimada por todos, independentemente da linha partidária, mas que ainda assim, fizeram chegar mensagens de votos de um dia excelente de convívio.
O Comandante do Regimento de Paraquedistas, de Tancos, Coronel Paraquedista Hélder Prata Pinto, em virtude da unidade estar de prevenção, por conta do estado de calamidade que se vive na zona Centro do País, embora naturalmente convidado, não pode comparecer, mas fez questão de ligar na manhã do evento, ao Presidente da Direção da AVPA, solicitando que fosse transmitido aos presentes no evento, o apreço e consideração do Comando daquela unidade, em relação à AVPA, algo que já vem desde o anterior Comandante, Coronel Paraquedista Rasteiro Fernandes.
Depois de dadas as boas vindas a todos os presentes, o Presidente da Direção, João Lucas, fez um resumo daquilo que foi o ano de 2025, enumerando os eventos que foram
realizados, dando especial enfoque ao que foi a participação da AVPA na FATACIL 2025, em que pela primeira vez em 44 anos, marcaram presença de forma oficial, acolhidos pela associação nos seus dois stand, o Exército Português, e a Força Aérea Portuguesa. Esta edição de 2025 da feira lagoense, revelou-se um sucesso para todos, AVPA, Exército, Força Aérea, Organização da FATACIL e Município de Lagoa, sendo algo a repetir nos anos vindouros, tendo os dois Ramos das Forças Armadas, assumido o compromisso de reforçar ainda mais, os meios humanos e materiais, a colocar em Lagoa, nas próximas edições.
Após a intervenção do Presidente da AVPA, tomaram a palavra, o Major-General Dias Martins, que referiu a importância do associativismo dito militar, naquilo que é a relação entre os antigos militares, neste caso das Tropas Especiais, em particular da especialidade Paraquedista, e a sociedade em que se inserem, enaltecendo aquilo que tem sido a postura, o comprometimento e o empenho da AVPA, na prossecução dos seus objectivos estatutários, em prol, não só dos seus associados, mas também do Exército, particularmente no apoio ao recrutamento em eventos como a FATACIL, dos Paraquedistas e da sociedade em que se insere de um modo geral. Saudou também, a presença da representação do Grupo de Comandos do Algarve, que na sua perspectiva, deverá ser sempre enaltecida, pois apenas em união se conseguem atingir os objectivos, e que o tempo das “quintinhas”, faz parte de um passado que importa esquecer.
Após esta referência ao associativismo militar, e ao papel que tem sido desempenhado pela AVPA, o Major-General Dias Martins, fez uma referência aquele que tem sido o papel no terreno das Forças Armadas, particularmente do Exército, nestas últimas semanas de grandes calamidades, no apoio às populações, que foram fustigadas pelas tempestades que assolaram Portugal, sobretudo na zona centro do País. Fez referência aos cerca de 3.000 militares que estão diariamente no terreno, numa ação multifacetada logo desde a primeira hora, como não poderia deixar de ser.
Por último, tomou a palavra o Presidente da Assembleia Municipal de Faro, Eng. Macário Correia, que saudou os presentes, deu os parabéns à AVPA por aquilo que tem sido a sua actividade até agora, e que exortou a que a AVPA e os seus associados, continuem nesta senda de realizações de sucesso, em prol, não só dos associados, mas também das Forças Armadas e da sociedade civil, sobretudo a do Algarve. Apelou ainda, a que todos os presentes, não só em nome próprio, mas também passando a palavra a outros, no sentido de se implementar a ideia e uma forma de estar, para que na sociedade, cada vez mais, se procure seguir uma vida mais saudável e ambientalmente mais sustentável.
Após estas palavras, o Presidente da AVPA, deu por terminado este momento do evento, tendo-se seguido o almoço propriamente dito.
Após o almoço, foi feito o corte do bolo, seguindo o que é tradicional nas Forças Armadas, fazendo uso de uma espada de oficial, sendo que foram responsáveis pelo
corte, o Major-General Dias Martins, o Presidente João Lucas e a Primeira Secretária da Direção, Paula Vieira.
Após o corte do bolo de aniversário, foram mencionados os Paraquedistas militares oriundos do Algarve, falecidos nos últimos 12 meses, com o respectivo grito de “PRESENTE” após o nomear de cada um dos 8 nomes, seguido do minuto de silêncio.
Depois do corte do bolo, do brinde com champanhe, e da evocação dos Paraquedistas que já partiram, foi dado o Brado do Paraquedista, que como é tradição, foi dado pelo graduado mais moderno presente, o que desta vez, coube ao antigo Furriel Paraquedista Bruno Ataíde.
Terminou assim, mais um evento promovido pela AVPA, que procurou acima de tudo, fortalecer os laços entre várias gerações de militares Paraquedistas, num momento de grande Espírito de união, de mística de Corpo, apanágio das Tropas Paraquedistas, em que lado a lado, não importando idade, condição social, antigo posto militar, se reúnem Homens e Mulheres, cujo ideal e sentimento é comum, tanto em relação aos Paraquedistas, como em relação a Portugal.









