A Unidade Local de Saúde do Algarve associa-se às comemorações do Dia Mundial da Prematuridade, que se assinala a 17 de novembro em todo o mundo. Nesse sentido, e tal como à semelhança dos anos anteriores, as equipas de profissionais desta área dinamizam várias atividades nos Hospitais de Faro e Barlavento Algarvio, em Portimão.
Em Faro, as iniciativas são dinamizadas pelo Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal, em parceria com a Consulta Externa de Pediatria do Hospital de Faro e a Associação Nascer Prematuro, e decorrem ao longo da semana.
Logo no dia 14 de novembro vai ser afixada, no exterior do edifico hospitalar, uma faixa alusiva à efeméride. No mesmo dia vai ser ainda inaugurada uma exposição temática, a qual vai estar patente no hall do Hospital de Faro e da Consulta Externa de Pediatria, bem como exibida informação sobre a prematuridade no sistema de televisão interno do hospital.
Para o dia 18 de novembro está agendado um encontro sobre o tema «Dia Mundial da Prematuridade – Cuidar é transformar o futuro» | consultar programa |. O evento tem inicio às 10h00 no auditório do Hospital de Faro. O evento é gratuito mas carece de inscrição prévia | aqui |.
As iniciativas terminam no dia 21 de novembro com uma atividade formativa interna dirigida aos profissionais de saúde.
Evento científico marca o Dia Mundial da Prematuridade em Portimão
O Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, também se associa às iniciativas mundiais programadas para assinalar esta data. No dia 17 de novembro o auditório do hospital é palco do evento científico «Pequenos Guerreiros, Grandes Futuros» | consultar programa |, uma iniciativa inserida nas comemorações do Dia Mundial da Prematuridade, com o objetivo de alertar para os desafios e implicações associados ao nascimento prematuro.
Entre os principais objetivos do encontro estão a sensibilização da comunidade e dos profissionais de saúde, a humanização dos cuidados neonatais, a partilha de conhecimento científico atualizado, bem como a promoção do trabalho em equipa interdisciplinar.
O evento pretende ainda destacar a importância do seguimento clínico após a alta hospitalar, essencial para garantir a melhor qualidade de vida possível às crianças nascidas prematuramente. Com um programa voltado para profissionais de saúde, pais e cuidadores, o evento é de participação gratuita.









