Numa curta entrevista ao ’Litoralgarve’, à saída do auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo, após ter tomado posse como vereadora do PS, agora na oposição, no executivo municipal sob a liderança do PSD para o mandato 2025/2029, Rute Silva, ex-presidente deste órgão, mostrou-se tranquila e empenhada com vista ao exercício do novo cargo. Isto, numa altura em que também regressa à sua actividade de funcionária da autarquia, onde ingressou, em 2004, como psicóloga clínica no sector da Educação e Ensino. “Estarei bastante disponível para trabalhar em conjunto, em prol da população”, sublinhou Rute Silva, de 50 anos de idade, destacando o facto de a “democracia” ter funcionado neste concelho da Costa Vicentina.
José Manuel Oliveira
Litoralgarve – Como encara ter perdido a presidência do executivo municipal de Vila do Bispo por 44 votos, nas recentes eleições autárquicas realizadas no dia 12 de Outubro?
Rute Silva – É a democracia a acontecer. Foi isso que as pessoas decidiram. Quando deixarmos de acreditar na democracia, ficaremos muito desiludidos.
“Sim, assumo o meu papel para que o povo me habilitou”
Litoralgarve – Já assumiu o cargo de vereadora da oposição para o mandato 2025/2029. Vai mesmo continuar?
Rute Silva – Sim, assumo o meu papel para que o povo me habilitou.
Litoralgarve – E como se sente nestas novas funções para os próximos quatro anos, sendo também funcionária da Câmara Municipal de Vila do Bispo?
Rute Silva – Vou continuar como estava. Sinto-me bastante confortável. Irei desempenhar as minhas funções, agora como vereadora da oposição.
“Eu estive durante estes quatro anos [como presidente] sem maioria e o mandato correu bem”
Litoralgarve – Admite acordos do PS num executivo presidido pelo PSD, sem maioria absoluta?
Rute Silva – Eu estive [também como presidente] durante estes quatro anos sem maioria e o mandato correu bem. Vou fazer uma oposição responsável.
Litoralgarve – E como encara a presença do Chega neste órgão?
Rute Silva – Da minha parte será uma oposição responsável, como referi. Vou fazer a minha parte, o meu papel, trabalhar para isso. Não posso responder pelos outros.
Litoralgarve – A outra vereadora do PS, Dora Guerreiro, também se irá manter no cargo para o qual foi eleita, agora na oposição?
Rute Silva (de pronto) – Sim, sim, sim!

A Paula Freitas, nova presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, eleita na lista do PSD, “desejo-lhe um bom mandato, tudo de bom”. “Estarei bastante disponível para trabalhar em conjunto, em prol da população.”
Litoralgarve – E o que diz à nova presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Paula Freitas, eleita na lista do PSD?
Rute Silva – Desejo-lhe um bom mandato, tudo de bom. Da minha parte estarei bastante disponível para trabalhar em conjunto, em prol da população.
Litoralgarve – Para a Câmara venceu o PSD, enquanto que para a Mesa da Assembleia Municipal o presidente, agora eleito pelos deputados, é do PS. Como vê essa situação?
Rute Silva – Normal. Apesar de não termos sido os mais votados na Câmara Municipal, foi a democracia uma vez mais a funcionar. Achei interessante.
São estes os cinco membros do executivo municipal de Vila do Bispo para o quadriénio 2025/2029
Recorde-se, como o ‘Litoralgarve’ referiu na devida altura, a composição do novo executivo municipal de Vila do Bispo, constituído por cinco elementos, os quais tomaram posse no dia 26 de Outubro de 2025:
– Presidente – Paula Freitas (PPD/PSD)
– Vice-presidente – Luís Paixão (PPD/PSD)
– Vereadores – Rute Silva (PS)
Dora Guerreiro (PS)
Afonso Nascimento (Chega)
Com 1.114 votos (40,85 por cento), o PPD/PSD é agora o principal partido na Câmara Municipal de Vila do Bispo, embora em minoria, tendo passado de um para dois elementos – Paula Freitas (era vereadora na oposição) e Luís Paixão (foi vereador eleito pelo movimento de cidadãos independentes ‘Somos Pelo Concelho de Vila do Bispo’, no mandato que terminou). Já o PS, que conseguiu 1.070 votos (39,42 por cento), nestas eleições autárquicas, mantém dois elementos no executivo – Rute Silva e Dora Guerreiro (presidente e vice-presidente, respectivamente, no mandato cessante), e passa a ocupar a segunda posição, com uma escassa diferença de 44 votos em relação ao PPD/PSD.
A novidade no novo executivo municipal de Vila do Bispo, é o Chega, representado por Afonso Nascimento, após ter conquistado 394 votos, a que corresponde 14,45 por cento da votação do eleitorado.









