Na campanha eleitoral para estas eleições autárquicas, o ‘Litoralgarve’, com sede em Lagos, acompanhou, em reportagem, uma arruada do Chega na cidade de Portimão, devido à presença do seu líder nacional, André Ventura, e ouviu populares, mesmo que estes tivessem preferido manter o anonimato para evitar problemas.
Por outro lado, o nosso Jornal, ao apostar no denominado «Triângulo Vicentino», como é conhecido, enviou, por ‘emails’, dois questionários aos candidatos à presidência das câmaras municipais de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur. Num dos questionários, do mesmo estilo, foram apresentadas várias questões para uma entrevista, pergunta-resposta. O outro questionário destinou-se a traçar o perfil de cada candidato, com questões iguais para todos, de âmbito pessoal, opiniões sobre figuras nacionais e internacionais, além da posição do reconhecimento do Estado da Palestina, no Médio Oriente, por parte do governo português, sem esquecer a avaliação aos dois mantados do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e quem poderá a figura ideal para próximo Chefe de Estado, nas eleições que terão lugar no mês de Janeiro de 2026. O objectivo é dar a conhecer, aos leitores, um pouco mais sobre cada candidato.
Em Lagos, e apesar das insistências da Direção do ‘Litoralgarve’, só não respondeu aos questionários o Presidente da Câmara Municipal de Lagos, socialista Hugo Pereira, recandidato ao cargo. Refira-se que o silêncio deste autarca também imperou quando o nosso Jornal lhe enviou (tal como ao Gabinete de Comunicação) várias vezes, um ‘email’ contendo questões sobre o balanço das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 09 e 10 de Junho, por iniciativa do Chefe de Estado de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa. Esse ‘email’ incluiu, questões da actualidade, relacionadas com problemas na cidade de Lagos, nomeadamente insegurança, resultante de assaltos devido ao tráfico e droga de droga, além do estado do património, projectos, perspectivas para o Verão e um balanço deste seu mandato, entre outros temas
No concelho de Vila do Bispo, e também apesar das nossas insistências, não responderam aos questionários do ‘Litoralgarve’, igualmente enviados por ‘email’, Rute Silva (PS), presidente da Câmara Municipal e, de novo candidata ao cargo; e Afonso Nascimento, que encabeça a lista do Chega a essas funções.
Já no município de Aljezur, ficámos sem resposta aos ‘emails’ enviados a Manuel Marreiros, do Movimento independente ‘Renascer’, apesar de ter confirmado a recepção; a José Gonçalves (PS), presidente da Câmara e, de novo, candidato à presidência do executivo municipal; e a Carlos Miguel, da CDU. Apenas Fernando Cortes, candidato do Chega, respondeu ao ‘Litoralgarve, nesta campanha eleitoral para as autárquicas de 2025.










