Vila Real de Santo António – Detido por usurpação de identidade e permanência ilegal

A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Posto de Guarda de Fronteiras de Castro Marim, deteve, no dia 4 de junho, um homem de 53 anos por usurpação de identidade e permanência ilegal no Espaço Schengen, durante uma tentativa de entrada em território nacional por via fluvial, através do ferry-boat em Vila Real de Santo António.

A detenção ocorreu no âmbito de uma operação de Controlos Móveis, que envolveu diversas entidades nacionais e espanholas, nomeadamente a Guardia Civil, a Policía Nacional, a Agencia Estatal de Administración Tributaria, a Polícia Judiciária (PJ), a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Autoridade Tributária (AT) e a Polícia Marítima (PM).

O indivíduo foi intercetado após apresentar um documento de identificação que não lhe pertencia. Na sequência da análise documental e cruzamento de dados, com o apoio da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), foi possível confirmar a identidade do cidadão estrangeiro e a sua tentativa de entrada irregular em território nacional.

O documento foi apreendido e o suspeito detido, tendo sido conduzido ao Tribunal Judicial de Vila Real de Santo António.

Esta ação insere-se na missão da UCCF de assegurar o controlo da entrada, permanência e atividades de cidadãos estrangeiros, bem como a vigilância e fiscalização das fronteiras marítimas e terrestres, reforçando o compromisso da Guarda Nacional Republicana com a ordem pública e a salvaguarda dos cidadãos.

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Vila Real de Santo António, tendo sido emitido mandado de condução à fronteira no âmbito do processo de readmissão ativa para Espanha, cuja execução está prevista para hoje, dia 5 de junho. Até à execução do referido mandado, o suspeito permanecerá detido nas instalações da Guarda.