CDS-PP de Portimão reúne Plenário Concelhio neste sábado, 29 de Março, para votar acordo de coligação nas eleições autárquicas de 2025 e analisar situação política local

Está em cima da mesa “avaliar uma coligação com o PSD ou com a Iniciativa Liberal”, afirma, ao ‘Litoralgarve’, o presidente da Comissão Política Concelhia de Portimão do CDS-PP, advogado Afonso Lousada. “São várias opções, não há nada de concreto”, acrescenta. O encontro tem lugar na sede do partido, situada na Rua Júdice Fialho, nº. 25, em Portimão.

José Manuel Oliveira

Os militantes do CDS-PP de Portimão estão convocados para um Plenário Concelhio extraordinário, que tem lugar neste sábado, dia 29 de Março de 2025, às 17.00 horas, na sede do partido, situada na Rua Júdice Fialho, nº. 25, nesta cidade.

Ao abrigo das disposições estatutárias e regulamentares em vigor, a convocatória, assinada no dia 20 de Marçopelo Presidente da Mesa do Plenário Concelhio do CDS-Partido Popular, José Cândido Freitas Rangel, refere que o encontro tem a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Apreciação e votação da proposta de acordo de coligação para as eleições autárquicas de 2025;

2 – Análise e discussão da situação política local;

3 – Outros assuntos.

“Não há confirmação”, para já, a um eventual apoio à candidatura do social-democrata Carlos Gouveia Martins como cabeça de lista à Câmara Municipal de Portimão 

Neste Plenário Concelhio, os militantes do CDS-PP irão “avaliar uma coligação com o PSD ou com a Iniciativa Liberal”, disse, ao ‘Litoralgarve’, o presidente da Comissão Política Concelhia de Portimão do CDS-Partido Popular, advogado Afonso Lousada. “São várias opções, não há nada de concreto”, acrescentou aquele responsável do partido.

“Não há confirmação”, para já, ao apoio à candidatura do social-democrata Carlos Gouveia Martins como cabeça-de-lista à Câmara Municipal de Portimão 

Já sobre o apoio à candidatura de Carlos Gouveia Martins, o nome escolhido pela concelhia de Portimão do Partido Social Democrata (PSD), segundo informações recolhidas pelo ‘Litoralgarve’, para encabeçar a lista de candidatos ao executivo camarário local nas próximas eleições autárquicas, as quais terão lugar em Setembro ou Outubro deste ano, o presidente da Comissão Política Concelhia de Portimão do CDS-PP apenas nos referiu que, para já, “não há confirmação.”

Entretanto, o nosso Jornal entrou em contacto, como adiantámos noutra notícia, com Carlos Gouveia Martins, tendo enviado quatro mensagens escritas, duas para cada um dos seus telemóveis, além de um ‘email’, com o objectivo de confirmar esta candidatura à presidência da Câmara Municipal de Portimão. Contudo, até ao momento não obtivemos qualquer resposta.

Natural de Portimão, empresário e autarca, é licenciado em Administração Pública e Políticas do Território, iniciou o percurso académico em Ciências Farmacêuticas e é pós-graduado em Comunicação e Marketing

Com 38 anos de idade e natural de Portimão, Carlos Gouveia Martins é gestor, autarca e empresário.
Licenciado em Administração Pública e Políticas do Território, iniciou o percurso académico em Ciências Farmacêuticas e é pós-graduado em Comunicação e Marketing. Ainda é certificado como SCRUM Master.

Numa nota biográfica a que o ‘Litoralgarve’ teve acesso, é destacado o facto de ser sócio de uma empresa algarvia ligada à saúde e inovação – com recurso a inteligência artificial -, reconhecida como empresa investigadora pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Carlos Gouveia Martins integrou quadros de empresas como ‘Merck Sharp&Dohme’, Associação Nacional das Farmácias, Siemens e NTT DATA, acumulando experiência nacional e internacional nas áreas da saúde, tecnologia e consultoria estratégica.

Ao nível político, foi Adjunto do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, com funções delegadas de Chefe de Gabinete, e é autarca desde 2017, tendo sido cabeça de lista à Assembleia Municipal de Portimão, em 2017 e 2021. Foi também líder da bancada do PSD na Assembleia Intermunicipal da AMAL (ex-Associação de Municípios do Algarve, agora conhecida por Comunidade Intermunicipal de Algarve).

Membro da Direção do Portimonense Sporting Clube e Vice-Presidente da Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão


Por outro, é, actualmente, Vice-Presidente da Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão, membro da direcção do Portimonense Sporting Clube, cronista nos jornais Observador, ‘i’ e Barlavento, além de fundador da Comissão Executiva da SEDES Algarve.

Filho de Carlos Martins, que ficou a pouco mais de três dezenas de votos de vencer o socialista Martim Gracias, na disputa pela presidência da Câmara Municipal de Portimão, nas eleições autárquicas realizadas em 1989

Recorde-se que Carlos Gouveia Martins, ex-dirigente do PSD de Portimão, é filho de Carlos Martins, antigo vereador social-democrata na Câmara Municipal de Portimão. Licenciado em Relações Internacionais, Carlos Martins (pai), nas eleições autárquicas realizadas em 1989, ficou a pouco mais de três dezenas de votos de vencer o socialista Martim Gracias, na disputa pela presidência daquela edilidade. Depois de vários cargos políticos e institucionais, a nível regional, nacional e internacional, entre os quais secretário de Estado da Saúde, num governo de Durão Barroso, e secretário de Estado do Turismo, Carlos Martins (pai) foi nomeado presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.E neste momento preside à agora denominada Unidade Local de Saúde de Santa Maria, que reúne os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, com os Cuidados de Saúde Primários do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Norte e Oeste (Mafra).

(Em actualização)

Mais Artigos