Eleições autárquicas 2025 – Deputado João Graça poderá encabeçar lista do Chega à Câmara Municipal de Portimão e o líder parlamentar, Pedro Pinto, em Faro

O partido está à espera do presidente da Direção Nacional, André Ventura, para anunciar candidatos no Algarve.

José Manuel Oliveira

O deputado do Chega na Assembleia da República João Paulo Graça deverá ser o candidato deste partido à presidência da Câmara Municipal de Portimão nas próximas eleições autárquicas, que terão lugar em Setembro ou Outubro deste ano, de acordo com informações obtidas pelo ‘Litoralgarve’ nesta cidade.

Deste modo, estará de fora a recandidatura àquele cargo por parte de Pedro Xavier, atual vereador do Chega na Câmara Municipal de Portimão. Recorde-se que este autarca, ex-vereador do PSD naquele órgão, disputou a liderança da Comissão Política Distrital de Faro do Chega contra João Graça, nas eleições realizadas no dia 05 de Maio de 2024, tendo perdido para o deputado na Assembleia da República.

Por outro lado, segundo apurou o ‘Litoralgarve, Pedro Pinto, líder parlamentar do Chega, depois de ter sido eleito deputado também pelo Círculo Eleitoral de Faro, poderá encabeçar a lista do partido à Câmara Municipal da capital algarvia.

Paulo Rosário Dias avança para a Câmara de Lagos, concelho onde já é deputado municipal

Em Lagos, Paulo Rosário Dias, deputado do Chega na Assembleia Municipal, deverá ser o candidato à presidência do executivo camarário local, como, de resto, já tínhamos avançado em Dezembro de 2024. “Tem feito um bom trabalho”, reconheceu, na altura, ao nosso Jornal, o líder do partido no Algarve, João Graça. Paulo Rosário Dias preside ao Conselho de Jurisdição do Chega na Distrital de Faro.

“O processo está a decorrer de forma natural, está praticamente fechado”, garante o presidente da Comissão Política Distrital de Faro do Chega

Contactado por ‘email’, pelo ‘Litoralgarve’, João Graça não se pronunciou, para já, sobre estes três nomes apontados como possíveis cabeças-de-lista às câmaras municipais de Portimão, Faro e Lagos. Já em relação ao modo como tem decorrido a formação das listas de candidatos aos órgãos municipais no Algarve, com vista às eleições autárquicas, o deputado na Assembleia da República e presidente da Comissão Política Distrital de Faro do Chega, limitou-se a responder: “O processo está a decorrer de forma natural, está praticamente fechado.” Contudo, acrescentou que só será tornado público quando for dada autorização pela Direção Nacional do partido, presidido por André Ventura. E tal situação “poderá acontecer a qualquer momento”, admitiu João Graça

Empresário Afonso Nascimento prepara candidatura em Vila do Bispo

Garantida, ao que apurámos, está a candidatura do empresário Afonso Nascimento à presidência da Câmara Municipal de Vila do Bispo, a convite do Chega.

“Vamos ver…” – respondeu, de forma lacónica, Afonso Nascimento ao ser questionado nesse sentido pelo ‘Litoralgarve’, em Dezembro do ano passado, na localidade de Sagres, naquele concelho do barlavento algarvio, onde preside à Direção da Associação de Caçadores e Pescadores de São Vicente, sendo encarado como uma figura muito popular entre a população.

“Nada vai ficar como está no concelho de Vila do Bispo”, onde “falta oposição” ao PS, apesar de este partido estar em minoria 

Apesar das expectativas na altura, Afonso Nascimento deixou logo um aviso: “Nada vai ficar como está no concelho de Vila do Bispo”. Nesse sentido, criticou a “falta” de oposição ao atual executivo municipal, presidido pela socialista Rute Silva, apesar de o Grupo de Cidadãos Independentes ‘Somos pelo Concelho – Vila do Bispo’, com dois vereadores, Dino Lourenço e Luís Paixão, e a coligação liderada pelo PSD, com a vereadora Paula Freitas, se encontrarem em maioria naquele órgão autárquico.

“O concelho de Vila do Bispo e a região do Algarve merecem muito mais”, salientou Afonso Nascimento, admitindo entrar na próxima corrida eleitoral. Já foi vereador do PS, sob a presidência de Adelino Soares, na Câmara Municipal de Vila do Bispo, e mais tarde, voltou a integrar o executivo, com o mesmo presidente, então como independente numa coligação liderada pelo PSD, após ter perdido as eleições.

Agora, “se me candidatar será para ganhar”, perspectivou, sem rodeios, Afonso Nascimento, que é presidente da Direção da Associação dos Criadores de Gado do Algarve (ASCAL), com sede em Odiáxere, no concelho de Lagos, e da Federação da Agricultura do Algarve (FEDAGRI), sedeada em Lagoa. 

“Só ele terá garantidos, pelo menos, trezentos votos, enquanto eu lhe asseguro 150”, perspetiva um empresário da restauração e hotelaria do concelho de Vila do Bispo

Afonso Nascimento continua a estabelecer contactos para formar listas

“Se Afonso Nascimento avançar como candidato do Chega à presidência da Câmara Municipal de Vila do Bispo, só ele terá garantidos, pelo menos, trezentos votos, enquanto eu lhe asseguro 150”, antecipou, na altura, ao nosso Jornal, um empresário da restauração e hotelaria deste concelho.

O «Litoralgarve» sabe que Afonso Nascimento se tem desdobrado em contactos no concelho de Vila do Bispo, estando a ser aguardado com muita expectativa o resultado desse trabalho para a formação de listas.

Recorde-se que, nas últimas eleições legislativas antecipadas, no dia 10 de Março de 2024, o Partido Socialista, com 717 votos (28,63 por cento), o Chega, 566 (22,60 %), e a AD – Aliança Democrática (coligação formada pelo PPD/PSD, CDS/PP e PPM), com 546 votos (21,81 %), foram os mais votados no concelho de Vila do Bispo, onde taxa de abstenção atingiu 34,86 por cento. Ou seja, nessa altura,1.340 eleitores não foram às urnas.   

Mais Artigos