Reforço da vigilância conjunta permite a elementos da Polícia Marítima de Faro e Olhão apreender 36kg de haxixe na Ilha Deserta, no concelho da capital algarvia

Autoridades detetaram o produto estupefaciente no areal.

José Manuel Oliveira

Um total de 36kg de haxixe foi apreendido, na terça-feira, dia 21 de Janeiro, na Ilha Deserta, situada no concelho de Faro, revela, num curto comunicado, o Gabinete de Imagem e Relações Públicas da Autoridade Marítima Nacional.

Foi entregue à Polícia Judiciária

“Na sequência das ações [conjuntas] diárias de vigilância e patrulhamento da orla costeira, na área de jurisdição do Comando Local de Faro e de Olhão, a Polícia Marítima detetou no areal produto estupefaciente” nesta zona do Algarve, assinala aquela instituição. “O Comando Local da Polícia Marítima de Olhão tomou conta da ocorrência, tendo o produto apreendido sido entregue à Polícia Judiciária”, acrescenta.​​

Esta apreensão surge um dia depois de um popular ter detetado, na tarde de segunda-feira, 20 de Janeiro, na praia de Faro, uma embarcação de alta velocidade, com 64 depósitos de combustível e suspeita de praticar atividades de narcotráfico. Após o alerta, a Polícia Marítima não encontrou nem droga, nem tripulantes a bordo

A apreensão destes 36kg de haxixe, os quais poderiam valer mais cem mil euros no mercado de tráfico de droga, segundo apurou o ‘Litoralgarve’, surge um dia depois de um popular ter encontrado, na tarde de segunda-feira, 20 de Janeiro, na praia de Faro, uma embarcação de alta velocidade, com 64 depósitos de combustível a bordo e suspeita de praticar atividades de narcotráfico. A lancha, sem droga, nem tripulantes, foi apreendida por elementos do Comando-Local de Faro da Polícia Marítima, tendo os depósitos de combustível sido retirados do interior da embarcação por militares da Marinha Portuguesa, com recurso a uma viatura pesada, como o nosso jornal noticiou.

Recorde-se que já foi apreendida, desde o início de 2025, mais de uma tonelada de haxixe em terra e no mar, na costa algarvia, após terem sido detetados fardos dispersos em vários locais, nomeadamente nos concelhos de Portimão, Lagos, Silves, Loulé e Faro, numa altura em que regista forte agitação marítima no sul do país.