Popular alerta autoridades para mais uma embarcação de alta velocidade suspeita de tráfico de droga, desta vez na Praia de Faro

Não havia tripulantes, nem produto estupefaciente a bordo, mas estavam 64 depósitos de combustível, os quais foram retirados do interior da embarcação por militares da Marinha Portuguesa, com recurso a uma viatura pesada.

José Manuel Oliveira

Uma embarcação de alta velocidade, com 64 depósitos de combustível a bordo e suspeita de praticar actividades de narcotráfico, foi encontrada arrojada na praia de Faro, na tarde de segunda-feira, dia 20 de Janeiro de 2025, tendo sido apreendida por elementos do Comando-Local da Polícia Marítima.

Em comunicado, o Gabinete de Imagem e Relações Públicas da Autoridade Marítima Nacional refere que, “na sequência de um alerta recebido pelas 12h05, através de um popular que se encontrava nas proximidades, a informar para uma embarcação arrojada na praia, deslocaram-se para o local elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Faro e militares da Marinha Portuguesa”.

Condições meteorológicas adversas obrigam a remover a embarcação só na próxima quinta-feira 

Quando ali chegaram, “constataram que não se encontravam tripulantes nem produto estupefaciente a bordo, tendo os militares da Marinha Portuguesa retirado, com recurso a uma viatura pesada, os depósitos do interior da embarcação”, indica o comunicado. E acrescenta: “Devido às condições meteorológicas adversas, prevê-se que a remoção da embarcação ​seja efetuada quinta-feira, dia 23 de janeiro”. O Comando Local da Polícia Marítima de Faro tomou conta da ocorrência.

É a segunda embarcação de alta velocidade suspeita de tráfico de estupefacientes, encontrada no Algarve, em apenas doze dias, depois de uma outra à deriva perto da Ponta da Piedade, no concelho de Lagos

Esta situação registada na praia de Faro ocorre doze dias depois de um pescador ter detetado, na manhã de 09 de Janeiro, uma embarcação também de alta velocidade à deriva perto da Ponta da Piedade, no concelho de Lagos, após o que alertou às autoridades, tendo elementos da Polícia Marítima procedido à sua apreensão, como o ‘Litoralgarve’ noticiou. Também não havia tripulantes nem produto estupefaciente no interior dessa lancha, a qual, no entanto, poderá estar ligada a tráfico de droga de haxixe a partir de Marrocos, no Norte de África, como é frequente nestes casos.

Mais de uma tonelada de haxixe dispersa na costa algarvia desde o início de 2025

Desde o início deste ano já foi apreendida mais de uma tonelada de haxixe em terra e no mar, na costa algarvia, depois de terem sido encontrados fardos dispersos em vários locais, nomeadamente nos concelhos de Portimão, Lagos, Silves, Loulé e Faro.

Mais Artigos