60 especialistas, técnicos e investigadores em economia azul preparam em Portimão o próximo quadro de cooperação Alentejo-Algarve-Andaluzia

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em parceria com a CCDR Alentejo e o Secretariado Geral de Ação Externa de Andaluzia, com o apoio técnico da Fórum Oceano, promove no próximo dia 18 de abril (terça-feira), em Portimão, a terceira jornada de trabalho do projeto ATLAZUL, que visa a elaboração de uma Estratégia de Cooperação Transfronteiriça para o Crescimento Azul nas regiões do Algarve, Alentejo e Andaluzia.

O objetivo geral do projeto Atlazul é identificar desafios e oportunidades e criar redes que promovam a especialização da área transfronteiriça em Crescimento Azul, bem como desenvolver ações inovadoras no campo das políticas de Crescimento Azul relacionadas aos processos metabólicos que forneçam novas soluções com apoio digital e a melhoria do conhecimento terrestre e marinho.

A Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, com a participação da Galiza, no contexto deste Projeto, pretende aprofundar as oportunidades, promovendo a implementação das políticas de Crescimento Azul que exploram as sinergias derivadas das relações construtivas entre os diferentes setores que operam neste domínio.

Como resultados esperados do projeto sintetizam-se os seguintes:

1. Obtenção de sinergias entre setores da economia azul, que possibilitarão novas oportunidades de investimento empresarial e a melhoria da competitividade das empresas envolvidas, nos domínios da pesca e da aquicultura, do turismo costeiro e da biotecnologia;

2. Recolha e transferência de conhecimento nas áreas da compilação e processamento de informações marinhas, sobre processos relacionados à pesca, aquicultura, turismo, portos e biotecnologia;

3. Identificação do potencial de Crescimento Azul em cada região e conceção de Estratégias Regionais de Crescimento Azul e formas adequadas de governança;

4. Estabelecimento de uma Aliança Marítima Atlântica entre os territórios participantes e criação dos respetivos Conselhos Regionais de Crescimento Azul.

No âmbito da concretização do projeto Atlazul, a CCDR Algarve realizou em julho de 2022 uma Jornada de Trabalho, com o envolvimento de um conjunto de parceiros do Algarve, para aprofundar o diagnóstico da situação e formular linhas de orientação estratégica e oportunidades de intervenção em diversas temáticas da economia azul, nomeadamente nas áreas da aquicultura e algas, das indústrias navais, do turismo, da formação, da investigação e da ciência.

Posteriormente e tendo em vista a formulação de propostas de projetos e de ações a integrar no Plano de Ação em elaboração para o Algarve, que possam vir a beneficiar de enquadramento no âmbito da Cooperação Transfronteiriça AAA, realizou-se em dezembro de 2022 a Jornada de Trabalho 2.

Prosseguindo os mesmos objetivos, de identificação de propostas de projetos e de ações a integrar no Plano de Ação, realiza-se em Portimão, no próximo dia 18 de abril, a Jornada de Trabalho 3, sobre as temáticas, cooperação marítima portuária, inovação e ciência no crescimento azul, biotecnologia e algas, pesca sustentável, aquicultura e estaleiros de construção e reparação naval, contando com a participação de diversos parceiros do Algarve, Alentejo e Andaluzia.

Nesta Jornada de Trabalho, pretende-se identificar os ativos que a região apresenta nas temáticas a abordar, passíveis de valorização em cooperação, bem como as propostas de projetos/ações de cooperação a desenvolver, para promover a valorização desses ativos, e que serão oportunamente concertadas com as demais regiões, solicitando-se para o efeito o preenchimento de ficha de projeto tipificada.

Como oradores previstos no Programa, estarão representantes da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Docapesca, IPMA, DRAP Algarve, Universidade do Algarve, CiTUR, CCMAR, Universidade de Évora, Necton, GreenCoLab, Nautiber, Sopromar e Sunconcept, bem como os respetivos homólogos da Andaluzia, contando-se ainda, na sessão de abertura, com a presença da secretária de Estado das Pescas e, no encerramento, com uma mensagem do secretário de Estado do Mar.

As inscrições para esta jornada de trabalho devem ser efetuadas AQUI.

Mais Artigos