3ª edição do Plogging Challenge Portugal passa por Albufeira

Reúna a família e os amigos e no próximo dia 15 de abril venha participar na 3ª edição do Plogging Challenge Portugal, uma iniciativa que alia a atividade física à sensibilização ambiental. Os participantes têm à sua disposição um percurso, numa distância total de 3,76 Km, que poderão fazer a correr ou a caminhar, ao mesmo tempo que aproveitam para recolher o lixo que forem encontrando pelo caminho. A atividade é aberta à participação de todos, mas carece de inscrição prévia, que deve ser efetuada até ao próximo dia 15 de março, através do preenchimento do formulário em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6LOMhGTbA53lsKk11i-omhq9sIOzBWMsGgbWpafwqz7a2TQ/viewform.

No próximo dia 15 de abril (sábado), Albufeira associa-se à 3ª edição do Plogging Challenge Portugal, uma atividade física amiga do ambiente, que tem vindo a obter uma adesão crescente a nível mundial. Enquanto corremos ou caminhamos podemos recolher o lixo que encontramos ao longo do caminho, basta uma luva e um saco reutilizável, é este o desafio.

O ponto de encontro está marcado para o edifício dos Paços do Concelho, às 9h15. Trata-se de um percurso circular, com saída (9h30) e chegada (12h00) em frente à Câmara Municipal. O percurso, com uma distância total de 3,76 Km, desenvolve-se no sentido nascente, pela Rua do Município, desce a rua ao lado do supermercado Modelo, por trás do Hotel Paraíso, em direção ao Parque de Vale Faro, onde se aproveita para recolher o lixo que aí se encontrar. O grupo segue depois para a Praia dos Alemães até à Praia do Inatel, sobe pela Rua dos Oceanos e chega novamente em frente à Câmara Municipal, local onde está prevista a entrega dos certificados de participação.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, refere que “se trata de um evento que acarinhamos desde o início, uma vez que chama a atenção das pessoas não só para a necessidade do exercício físico ao ar livre, em contacto com a natureza, mas também para a consciencialização sobre o impacto do lixo nas nossas vidas e respetivas consequências negativas em termos ambientais”.

Cristiano Cabrita, vice-presidente e responsável pelo pelouro do Ambiente, sublinha que “a qualidade de vida dos nossos munícipes, bem como a proteção e a sustentabilidade ambiental estão no topo das preocupações do Município de Albufeira, por isso todas as iniciativas neste sentido são bem-vindas. É importante consciencializar as pessoas para a urgência de cuidarmos do nosso planeta, pelo que convidamos todos a participarem no evento”.

Refira-se que logo na primeira edição, em outubro de 2021, o Plogging Challenge Portugal mobilizou 244 voluntários em 22 localidades e nove distritos do País, desde o Algarve até Bragança, prevendo-se que ano após ano, à semelhança do que acontece noutras partes do mundo, venha a captar, cada vez mais, o interesse de mais pessoas.

Para esta 3ª edição, que decorre de 15 a 23 de abril, o projeto PLOGGING Santa Maria da Feira, responsável pela organização do evento, convidou todos os municípios portugueses, associações e organismos não-governamentais ligados ao ambiente, empresas, juntas de freguesia, escolas, escuteiros e pessoas individuais.

PUBLICIDADE