38 migrantes resgatados ao largo de Budens

Uma operação da Guarda Nacional Republicana (GNR) permitiu, na noite de quinta-feira, resgatar 38 migrantes que viajavam numa embarcação de madeira junto à Praia da Boca do Rio, em Budens, concelho de Vila do Bispo.

O alerta foi dado por um popular, cerca das 20h10, quando avistou a embarcação a aproximar-se da costa. No interior seguiam 25 homens, seis mulheres e sete menores, todos visivelmente debilitados. Alguns apresentavam sinais de desidratação e hipotermia, recebendo de imediato apoio médico no local. Dez dos migrantes tiveram de ser transportados para hospitais da região para observação.

A intervenção contou com a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras e o Comando Territorial de Faro, com reforço de meios de Beja e da Unidade de Intervenção. Participaram ainda o INEM, Proteção Civil Municipal , Bombeiros De Vila do Bispo, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e a PSP, numa operação articulada no âmbito do Plano Nacional de Contingência de Fronteiras e Retorno.

A embarcação foi inspecionada pelo Núcleo de Investigação Criminal de Olhão e será rebocada para porto seguro pela equipa de patrulhamento marítimo de Sines.

Os migrantes serão ouvidos esta sexta-feira pelas autoridades competentes.

Paulo Silva