24ª Corrida Fotográfica de Portimão celebra centenário da cidade e evoca obra literária de Manuel Teixeira Gomes

As inscrições podem ser feitas de 18 de maio a 18 de junho.

A Corrida Fotográfica de Portimão deste ano vai evocar o primeiro centenário da cidade, desafiando os participantes a captar imagens inspiradas na obra literária de Manuel Teixeira Gomes, que em 1924 esteve na origem, enquanto Presidente da República, da elevação administrativa da então Vila Nova de Portimão, sua terra natal.

Esta 24ª edição da mais importante competição do género a sul do Tejo, também integra o 16º aniversário do Museu de Portimão, que a organiza em nome da Câmara Municipal, visando promover um olhar criativo aos entusiastas e amigos da fotografia, vindos de todo o país, com base na relação de proximidade entre Manuel Teixeira Gomes e as suas origens.

Marcado para este sábado, 18 de maio, a partir do Museu de Portimão, o desafio colocará à prova a criatividade e interpretação individual dos participantes, com base em seis pequenos excertos, retirados da obra literária de Manuel Teixeira Gomes, que servirão de pretexto e inspiração para as três fotos a registar por cada sugestão, num total de 18 fotografias originais.

As imagens deverão ser fotografadas, obrigatoriamente, no espaço geográfico e temático do município, que abrange as freguesias de Portimão, Alvor, Mexilhoeira Grande.

O período de inscrição e de recolha dos temas relativos à 24ª edição da Corrida Fotográfica de Portimão prolongar-se-á até 18 de julho, uma vez que muitos participantes, oriundos de outras partes do território nacional, poderão não ter disponibilidade para estar na cidade no próximo sábado.

Assim, cada participante deverá proceder, entre 18 de maio e 18 de julho, à respetiva inscrição presencial na receção do Museu de Portimão (terça-feira das 14h30 às 17h30 e entre quarta-feira a domingo das 10h00 às 17h30) e confirmar os seis temas a fotografar, entretanto divulgados no regulamento.

Aos melhores conjuntos de imagens serão atribuídos os seguintes prémios monetários: 1º prémio – 1.100 euros; 2º prémio – 900 euros; 3º prémio – 600 euros; 4º prémio – 400 euros.

Os trabalhos vencedores e as melhores fotografias de cada tema integrarão a habitual exposição coletiva, que este ano ficará exposta no Museu de Portimão a partir de setembro.

A 24ª Corrida Fotográfica de Portimão conta com o apoio das seguintes entidades: CLCC – Centro de Línguas, Cultura e Comunicação, Restinga, GAMP – Grupo de Amigos do Museu de Portimão, ANAFA – Associação de Fotógrafos do Algarve e Sul Informação.

Mais detalhes sobre este concurso podem ser solicitados através dos telefones 282 405 230 / 282 405 269 ou pelo email corrida.fotografica@cm-portimao.pt, enquanto o regulamento está disponível em:

https://museudeportimao.pt/images/00_MUSEU/2024/24_CORRIDA_FOTOGRAFICA/regulamento_online_cf2024.pdf