20ª Edição do festival MED vai ter apresentação com atuação de lá no Xepangara

Decorre no próximo domingo, 12 de maio, pelas 17h00, no Cineteatro Louletano, a apresentação da 20ª edição do Festival MED.

Neste momento serão divulgados todos os artistas que fazem parte do cartaz deste ano, bem como anunciadas as novidades e a programação referentes ao “País Convidado”, o Reino de Marrocos, não só em termos musicais, mas também nas outras vertentes culturais. Este capítulo do “País Convidado” inicia-se em 2024 e será um dos destaques nesta edição em que o MED celebra duas décadas de existência.

Esta apresentação contará ainda com um o projeto Lá no Xepangara, a homenagem lusófona a José Afonso.

O coletivo liderado por Manuel de Oliveira, que reúne artistas como Isabel Novella (Moçambique), Selma Uamusse (Moçambique), Fred Martins (Brasil), Karyna Gomes (Guiné Bissau) e Edu Mundo (Portugal), estreou em janeiro na Casa das Artes de Famalicão, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 74.

O espetáculo Lá no Xepangara, que agrega ainda duas ações educativas, irá circular o país ao som da música e da palavra de José Afonso.  O projeto pretende refletir sobre a forte presença da cultura africana na vida e obra de José Afonso e o seu papel na luta pela descolonização, democratização e pelo desenvolvimento da sociedade e cultura lusófonas.

A partir da obra de José Afonso, como exemplo paradigmático do papel determinante da arte e da cultura na revolução portuguesa, o projeto tem como principal objetivo a aproximação da comunidade lusófona e dos jovens a uma personalidade incontornável na luta pela Democracia, enaltecendo assim a contemporaneidade e, sobretudo, o caráter universal da obra de José Afonso. O coletivo conta ainda com Pedro Oliveira na percussão, João Frade no acordeão, Albano Fonseca no baixo e com a consultoria de Viriato Teles.

Lá no Xepangara é um concerto com o selo “MED Flavour”. Os bilhetes têm um preço único de 5 euros.

Recorde-se que a os 20 anos do Festival MED terão como país convidado o Reino de Marrocos. Entre os nomes já confirmados contam-se Anthony B (Jamaica), Antti Paalanen (Finlândia), Bixiga 70 (Brasil), Dubioza Kolektiv (Bósnia e Herzegovina), Mazgani (Portugal/Irão), Oum (Marrocos), Tito Paris (Cabo Verde) ou a portuguesa Teresinha Landeiro.

Mais Artigos