Pingo Doce promove “Limpeza do fundo do Mar” em cinco praias do Algarve

Programa vai contar também com um conjunto de ações no areal, que pretendem sensibilizar a comunidade para a importância da conservação do oceano e da biodiversidade marinha.

O Algarve recebe, a partir de amanhã, a “Limpeza do fundo do Mar”, iniciativa pioneira em Portugal e promovida pelo Pingo Doce, através do seu programa Amar o Mar, em parceria com a Sailors for the Sea Portugal. Esta ação será levada a cabo por um grupo de mergulhadores certificados, que irão realizar a recolha de resíduos e detritos depositados nas águas de cinco praias algarvias, com o objetivo de combater a poluição marinha e de sensibilizar para a importância da conservação do Oceano.

Em paralelo, de modo a envolver os veraneantes, famílias, alunos das escolas da região e praticantes de desportos aquáticos, irão decorrer diversas atividades no areal da praia, dedicadas à literacia dos oceanos. Os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre as problemáticas do lixo e resíduos que acabam no oceano e sobre como podem adotar hábitos e comportamentos mais responsáveis e sustentáveis para contribuírem para a sua mitigação. Além disso, existirão várias surpresas reservadas para os mais novos.

A iniciativa “Limpeza do fundo do Mar” passará pelas seguintes praias:

2 de agosto – Meia Praia (Lagos)

3 de agosto – Praia da Rocha (Portimão)

4 de agosto – Praia do Peneco (Albufeira)

5 de agosto – Praia da Falésia (Albufeira)

7 de agosto – Praia de Monte Gordo (Monte Gordo)

Em todas as praias, o lixo e resíduos recolhidos serão contabilizados e os seus dados introduzidos na plataforma internacional Clean Swell da Ocean Conservancy e na plataforma do Project Aware, de forma a caracterizar esses mesmos resíduos e a contribuir para a construção de dados científicos nacionais na área dos resíduos dispersos no meio ambiente.

A região do Algarve marca a última fase da ação do Pingo Doce e da Sailors for the Sea Portugal, que tem estado a percorrer a costa portuguesa, de norte a sul, e já passou por Leça da Palmeira, Figueira da Foz, Nazaré, Oeiras e Sines.

Sobre o programa Amar o Mar:

Amar o Mar é um programa promovido pelo Pingo Doce, que assume um conjunto de compromissos com base na Política Ambiental e Política de Compras Sustentáveis, com o objetivo de contribuir para a preservação das espécies marinhas e dos oceanos

Sobre a Sailors for the Sea Portugal:

A Sailors for the Sea foi fundada em 2004 por David Rockefeller Jr. e David Treadway nos Estados Unidos. David Rockefeller Jr., sempre idealizou o fenómeno da sustentabilidade do Oceano e, como tal, lançou o desafio além-mar, primeiramente ao Japão, em 2012, e posteriormente convidando Portugal – Cascais, em 2014, como o porto de abrigo seguinte. Desde a sua fundação, a Sailors for the Sea Portugal tem como missão a educação para a sustentabilidade do Oceano através da aplicação de três programas-chave: O programa KELP – Kids Environmental Lessons Plan, com dezenas de atividades e jogos com base na literacia do oceano, ações de voluntariado ambiental. Programa de certificação ambiental Clean Regattas, com a certificação para a sustentabilidade de eventos náuticos, junto de Cubes Náuticos e grades eventos, Conta ainda com a divulgação do livro infantil ‘A Garrafa Mágica’, escrito pela autora Sara Rodi e utilizado em centenas de escola, estando no Plano Nacional de Leitura. Desde 2014 a Sailors for the Sea Portugal já sensibilizou mais de 15.000 crianças em várias escolas e movimentos jovens em Portugal. Através de ações de limpeza costeira, já envolvemos mais de 1100 voluntários e recolhemos toneladas de lixo marinho. Mais do que limpar, procuramos alertar para a urgência em alterar hábitos do dia-a-dia que estão a prejudicar o Oceano. Complementarmente, dinamizamos palestras e talks sobre vários assuntos relacionados com a sustentabilidade dos Mares e Oceano. Mais informação no site da Sailors for the Sea Portugal e nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

PUBLICIDADE