“Vai e Vem” melhora qualidade do serviço prestado aos passageiros

A partir de 1 de agosto, a rede de transportes públicos “Vai e Vem” passará ter importantes reajustes, no sentido de melhorar a qualidade do serviço prestado aos utentes, nomeadamente com novos horários, reformulação de linhas em alguns percursos e mudanças ao nível das funcionalidades do pagamento digital.

As inovações introduzidas, que resultam do contrato de concessão recentemente estabelecido entre o Município de Portimão e a SandBus Transportes, que em parceria com “VAMUS ALGARVE”, visam promover a melhoria da eficácia da deslocação de pessoas e bens, assim como a transferência de viagens de forma mais limpa e eficiente, garantindo ao mesmo tempo um sistema de acessibilidades mais inclusivo e a redução do impacte negativo do mesmo sobre a saúde e a segurança dos cidadãos, em particular dos mais vulneráveis, sem esquecer a redução da poluição atmosférica, do ruído, das emissões de gases com efeito de estufa e do consumo de energia.

Esta redefinição de rede foi desenvolvida procurando aumentar a sua racionalidade, embora mantendo o número total de quilómetros em extensão e a oferta atual, a que foram acrescidos alguns melhoramentos, entre os quais a redução dos índices de sinuosidade e o tempo de viagem, de forma a tornar os percursos mais diretos entre destinos, sem comprometer a proximidade com os pontos de acesso.

É exemplo desta metodologia, que vai de encontro às reivindicações dos passageiros habituais, o reforço da oferta na Ladeira do Vau, Malheiro e Companheira aos sábados, domingos e feriados, o mesmo sucedendo nas ligações a Montes de Alvor.

De igual modo, foram introduzidos novos serviços noturnos (Largo do Dique – Alvor, via praias), de modo a responder simultaneamente às necessidades associadas às deslocações por motivos de lazer noturno e dos trabalhadores da hotelaria e similares.

Por sua vez, a linha entre a Escola Secundária Poeta António Aleixo e a Mexilhoeira Grande passa a estruturar três circuitos independentes, muito mais simples e diretos às localidades a servir.

A frota, atualmente composta por 26 viaturas, vai ter ligação à internet por wifi e contará a partir de agosto com dez viaturas elétricas, prevendo-se a substituição gradual da restante frota por autocarros mais ecológicos.

Também a identidade visual das viaturas acompanha esta nova fase do “Vai e Vem”, através de uma imagem mais apelativa e dinâmica.

Forte aposta na Internet

Neste momento, estão a ser substituídos os postaletes que facultarão informações ao público, prevendo-se para breve o aumento do número de postos de pré-venda e de carregamento automático.

Outra medida inovadora relaciona-se com a disponibilização de soluções que permitam o carregamento de bilhética através da aplicação para smartphones “VAMUS ALGARVE” – Play Google Store APP VAMUS ALGARVE | VAI e VEM PORTIMÃO, e Apple Store APP VAMUS ALGARVE | VAI e VEM PORTIMÃO – sendo ainda facultado um planeador de viagens para dispositivos móveis e um sistema de bilhética sem contacto, que possibilita, por exemplo, a validação com smartphone, com recurso ao site e à aplicação do serviço público de transporte rodoviário de passageiros “VAMUS ALGARVE” (https://vamusalgarve.pt/vaievem).

Entre outras funcionalidades, será possível visualizar todas as rotas e verificar as respetivas datas de operacionalidade, planear viagens entre destinos, carregar o saldo do cartão de utente e do passe mensal, conferir a localização e horários de todos os pontos físicos de venda de bilhetes, assim como receber avisos sobre eventuais alterações que ocorram.

No que toca aos títulos e aos cartões de transporte, com a introdução de tecnologia associada passa a ser possível avaliar em tempo real qual a procura dos utilizadores em cada paragem e os momentos de pressão, visando a melhoria do serviço e a diminuição da ansiedade e incerteza dos passageiros relativamente a tempos de espera nas paragens e a bordo dos autocarros, uma vez que é possível acompanhar a sua localização e o intervalo de espera até à chegada do próximo veículo à paragem onde o utilizador se encontra.

Num futuro próximo, serão construídos novos abrigos com entrada USB para carregamento de dispositivos móveis, estando igualmente prevista a criação de um ‘helpdesk’ para responder a dúvidas e resolver questões relacionadas com o funcionamento dos cartões e a oferta do ‘Vai e Vem’.

PRINCIPAIS MELHORIAS EM VIGOR A PARTIR DE 1 DE AGOSTO:

Linha 12 | Gare Rodoviária de Portimão – Montes de Alvor

Reforço da oferta na hora do almoço. Simplificação do percurso na zona da Bemposta Alteração do final do percurso da Rua das Hortas para a Gare Rodoviária de Portimão;

Linha 16 | Largo do Dique – Montes de Alvor (via Quatro Estradas) Introdução de oferta ao domingo;

Linha 21 | Mexilhoeira Grande – Esc. Sec. Poeta António Aleixo Reestruturação/divisão da linha em três circuitos (nascente, poente e sul). Também será alvo de um reforço do número de circulações;

Linha 31 | Largo do Dique – Gare Rodoviária de Portimão

Alteração do percurso com ligação à Gare Rodoviária de Portimão. Também será alvo de um reforço do número de circulações;

Linha 32 | Largo do Dique – Hospital

Simplificação do percurso, com criação de ligações mais diretas entre o centro de Portimão e o Hospital do Barlavento (CHUA). Reforço muito significativo do número de circulações;

Linha 34 | Companheira – EB 2,3/S Bemposta

Simplificação do percurso na zona da Quinta das Oliveiras;

Linha 37 | Praça Manuel Teixeira Gomes – Ladeira do Vau

Desdobramento do percurso em ida e volta, em vez da atual configuração circular. Introdução da oferta ao domingo, com adoção dos horários praticados ao sábado;

Linha 1P| Largo do Dique – Alvor (via praias)

Reforço da oferta ao sábado, com adoção dos horários praticados ao domingo. Reforço da oferta ao final da tarde, durante o período de férias. Introdução de oferta no período noturno, durante a época de férias, alargando o funcionamento regular, de modo a responder simultaneamente às necessidades associadas às deslocações por motivos de lazer noturno e dos trabalhadores no setor da economia formado pelo conjunto dos hotéis, restaurantes e cafés.

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