Deputados do PSD Algarve surpresos pela possível transferência de doentes que necessitam de serviços de radioterapia para Espanha

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve vão questionar a Ministra da Saúde no seguimento do concurso para Prestação de Serviço de Radioterapia (procedimento concursal n.º 2979/2022) pelo Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

Os parlamentares Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos tiveram conhecimento que há indícios fortes de que o vencedor do contrato aberto pelo CHUA é um operador espanhol e que pretende transferir para Sevilha todos os doentes que necessitem de realizar exames e tratamentos de radioterapia.

Perante estes dados, os deputados pretendem obter da Ministra da Saúde todos os esclarecimentos sobre este concurso, já que vai dificultar, ainda mais, a vida dos algarvios, cada vez mais privados de cuidados de saúde dignos.

Assim, é preciso esclarecer o seguinte:

  • Quem foi o operador vencedor do concurso lançado no dia 10 de março de 2022?
  • Confirma-se que os tratamentos serão realizados na cidade de Sevilha?
  • Caso se confirme que os mesmos vão ser transferidos para Espanha, em que condições serão feitas as deslocações e quem assume as despesas pelo transporte?
  • Quando serão conhecidas todas as peças processuais relativas a este concurso?

Os deputados eleitos pelo PSD Algarve vão enviar, com caráter de urgência, uma carta à Ministra da Saúde para obterem todos os esclarecimentos sobre esta matéria.

PUBLICIDADE