Viatura Viking é a única do país e garante época balnear mais segura em Albufeira

A Yahama Motor Europe Sucursal em Portugal cedeu ontem à ANSA uma viatura Viking, para missões de vigilância, prevenção e salvamento na orla marítima do Município de Albufeira, “correspondendo assim aos anseios da Câmara Municipal de Albufeira, para melhorar a valorização da região como destino de excelência que é, cada vez mais seguro, e de melhorada qualidade de vida”, refere o vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro das praias, Cristiano Cabrita. José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, diz-se grato e congratula a atitude da empresa, esperando que “as férias de quem escolheu Albufeira para investir na sua saúde física e psíquica, seja comprovadamente um êxito”.

A Yahama Motor Europe Sucursal em Portugal, associou-se à ANSA – Associação Nadadores Salvadores de Albufeira, para a época balnear 2022, através da disponibilização de uma viatura única em Portugal, designada “Viking”, para missões de vigilância, prevenção e salvamento na orla marítima do Município de Albufeira. Esta empresa e associação “uniram esforços para corresponder aos anseios da Câmara Municipal de Albufeira, para melhorar a valorização da região como destino de excelência que é, cada vez mais seguro, e de melhorada qualidade de vida”, refere o vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Cristiano Cabrita, responsável pelo pelouro das praias. A entrega decorreu ontem, 18 de maio, frente aos Paços do Concelho.

Esta viatura 4×4 está preparada com tecnologia para mobilidade em qualquer tipo de terreno, permite melhorar os índices de atuação, aumentando os seus níveis de eficácia e eficiência, através da chegada dos meios de socorro a qualquer local e em especial aos de acesso mais difícil.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, diz-se grato e congratula a atitude da Yahama Motor Europe Sucursal em Portugal, pois “vem juntar-se à nossa vontade e necessidade de garantir uma época balnear segura, agradável e eficiente para todos. Fazer um bom trabalho ao nível da vigilância, resgate e socorro não pode ficar pela boa vontade da ANSA e dos seus profissionais, pelo que têm que ter os meios adequados”. Segundo o autarca, a sinistralidade nas 25 praias de Albufeira, todas elas com o galardão da Bandeira Azul, “não é significativa e para isso tem concorrido a prontidão e a qualidade técnica dos socorristas”, que trabalham em rede com outras organizações concelhias, como Bombeiros, GNR, Capitania, Centro de Saúde e outros. “Esperamos muito que, depois de um período severo motivado pela pandemia, pelas dificuldades económicas e pelo conflito bélico que nos assola já há tempo demais, as férias de quem escolheu Albufeira para investir na sua saúde física e psíquica, seja comprovadamente um êxito. Albufeira faz bem à saúde”, conclui o edil, referindo ainda estarem já a decorrer diversas ações de sensibilização ambiental, assim como o devido reforço de apoio à manutenção das praias.

Segundo os responsáveis da empresa, “esta viatura diferenciada está equipada com um motor monocilíndrico de 686 CC de grande potência, com uma sofisticada transmissão Ultramatic 4×4, com três modos, que permite abordar com mais confiança os terrenos mais difíceis, para qualquer tipo de desafio apresentado, estando totalmente equipada para emergências, garantindo assim à sua tripulação de nadadores salvadores, superiormente certificados pelo Instituto de socorros a náufragos, o sucesso nas importantes missões a cumprir.”

A Yahama Motor Europe Sucursal em Portugal refere ainda que para “a customização desta viatura contámos com a colaboração da ‘Ex Incêndios’, empresa que trouxe um valor acrescentado na fase de transformação, executando -as em função dos requisitos que tínhamos para esta viatura de Salvamento”.

PUBLICIDADE