MILHARES DE JOVENS MARCARAM PRESENÇA NA 8ª. EDIÇÃO DO OPTO

Após um interregno de dois anos, o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a Albufeira. De 27 a 29 de abril milhares de jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo da cidade e visitaram os quatro polos do evento. Alunos, professores e encarregados de educação puderam conhecer diversas ofertas formativas nacionais e internacionais junto dos mais de 70 expositores presentes. O OPTO foi organizado pelo Município de Albufeira, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.

A VIII edição do OPTO – Fórum de Formação e Educação do Algarve contou com a participação de mais de 70 expositores e milhares de visitantes, que procuraram pela informação mais atualizada sobre as diversas alternativas escolares e formativas disponíveis no Sistema Educativo nacional (ensino secundário, profissional e superior), experiências no estrangeiro, bem como a possibilidade de estabelecer um primeiro contacto com profissionais de diferentes áreas e organizações.
Os Membros do Executivo da Câmara Municipal de Albufeira marcaram presença no primeiro dia do evento e visitaram juntamente com o Delegado Regional da Educação da DGEsTE, Alexandre Martins Lima, e com a Diretora do Centro de Emprego de Loulé, Sandra Azenhas, os vários expositores da mostra. “Esta pode ser uma oportunidade única para estes jovens. O OPTO deve ser visto como um lugar que oferece aos estudantes um primeiro contacto com um número significativo de opções profissionais. A afluência, este ano, superou todas as expetativas e é caso para se dizer que esta é mais uma edição de grande sucesso” atesta, Cristiano Cabrita, vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
Durante os três dias de Fórum, os visitantes aproveitaram para conhecer as quatro áreas criadas pela organização (pavilhão exterior, pavilhão interior, palco e zona de palestras) que contaram com um programa de animação e atividades bem diversificadas. Workshops, palestras, demonstrações de culinária e de atividades desportivas e momentos musicais foram algumas das apresentações que alegraram os jovens que passaram pelo Pavilhão Municipal de Albufeira.
O VIII Opto recebeu não só muitos dos alunos dos agrupamentos de escolas albufeirenses, mas também de outros concelhos da região, fazendo do certame um dos maiores eventos de formação e empregabilidade para a juventude do sul do país e uma referência para todos os estudantes.
Relembre-se que o OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve é organizado pelo Município de Albufeira, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Algarve e o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e é um evento que promove o conhecimento e a divulgação de experiências como guia do caminho profissional.
O OPTO terminou na passada sexta-feira, dia 29 de abril, com mais uma edição de muito sucesso, e promete regressar em 2023.

PUBLICIDADE