Fraternidade de Nuno Álvares traz para Lagoa a sua estação nacional de radioescutismo

A Fraternidade de Nuno Álvares – associação dos antigos filiados no Corpo Nacional de Escutas – Escuteiros Adultos, trará para a Casa do Escuteiro, em Lagoa, a sua Base Nacional para participação no 64º JOTA/JOTI, o encontro mundial de escuteiros por radio e pela internet. Esta é a maior atividade mundial do escutismo, que se realiza anualmente. Começou por ser um encontro de escuteiros radioamadores, mas as novas tecnologias alargaram o seu âmbito também para a internet. Sob o lema “Compromisso com o Planeta”, A FNA terá a funcionar no fim-de-semana de 14 e 15 de Outubro as suas bases nacionais, com vários postos de rádio e um posto para participação pela internet.

JOTA é o acrónimo de “Jamboree On The Air” (Jamboree no ar), enquanto JOTI significa “Jamboree On The Internet” (Jamboree na Internet), sendo que Jamboree é a expressão usada pelos escuteiros para o seu Acampamento Mundial.

A organização da atividade está a cargo do Departamento Nacional de Radioescutismo da FNA, com o apoio da Direção Nacional, dos Departamentos nacionais de Proteção e Saúde e de Ambiente, e tem o importante e vasta logística a cargo do Núcleo de Lagoa da FNA que conta com apoio do Município de Lagoa.

Do Programa constam momentos de comunicação abertos à participação das associações de escutismo juvenil da região do Algarve (Corpo Nacional de Escutas, Associação dos Escoteiros de Portugal e Guias de Portugal), workshops temáticos, com destaque para o Ambiente, e uma Sessão Solene, que decorrerá sábado entre as 15h e as 16.30h, com a presença de diversas entidades locais e regionais.

A Fraternidade de Nuno Álvares foi fundada pelo CNE a 27 de Maio de 1955, como uma forma de manter unidos no mesmo ideal todos aqueles que, por razões particulares da sua vida, não pudessem continuar no ativo na associação escutista juvenil. Atualmente assume-se como uma associação de escuteiros adultos, comprometidos com a ação e o serviço junto das suas comunidades, bem como do CNE.

Todos os Agrupamentos, Grupos e Companhias de escu(o)teiros e guias serão bem-vindos à Casa do Escuteiro, situada na EM 1273, no Carvoeiro, Lagoa, durante todo o dia de sábado, 14 de Outubro.

CENTRO DE ACOLHIMENTO A ACTIVIDADES ESCUTISTAS – CASA DO ESCUTEIRO É uma iniciativa do

Núcleo de Lagoa da Fraternidade de Nuno Álvares (Associação de Escuteiros Adultos) que com a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa através de protocolo assinado em 1007, desenvolve este projeto de forma a criar condições para a realização de atividades para todos os que partilham do Ideal do Escutismo. Fica situado na antiga Escola Primária de Alfanzina na estrada municipal que liga

Direção Nacional

o Poço Partido (Carvoeiro) á Praia de Benagil no Concelho de Lagoa. Este projeto destina-se a todos os que partilham e respeitam o ideal do Escutismo, portanto está aberto a todas as associações que seguem este ideal de vida.

Consideramos que este projeto é uma mais valia para o Escutismo no Concelho, na Região e a nível Nacional pela criação de mais um espaço que permite a realização de atividades no âmbito deste movimento de formação de jovens e estilo de vida para adultos que é o Escutismo.

PUBLICIDADE