Dormir mais e melhor: desperte o melhor de si!

Não é nenhum segredo que dormir bem pode melhorar o humor, a saúde geral, o desempenho e contribuir para uma melhor qualidade de vida. Despertar de um sono profundo e pronto para saltar da cama pode determinar o seu humor para o resto do dia. O sono desempenha um papel crucial para nos sentirmos energizados e a desempenhar melhor as nossas funções, seja fisicamente, emocionalmente ou profissionalmente.

A relação entre sono, saúde mental e bom humor

A ligação entre sono e humor é inegável. É fundamental termos um período de descanso à noite e dormirmos para recarregar o nosso corpo e mente, já que o nosso humor será diretamente afetado quando sacrificarmos o tempo de sono.

Estudos têm demonstrado que a privação de sono, mesmo parcial, pode afetar significativamente o humor e o bem-estar. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia envolvendo 16 jovens adultos saudáveis que tiveram o seu sono restrito 33% abaixo da duração habitual do sono a uma média de 4,98 horas por noite, relatou sentimentos aumentados de stresse, raiva, tristeza e exaustão. Assim que retomaram o seu padrão normal de sono, o seu humor melhorou.

Portanto, ter um padrão de sono normal e uma boa noite de sono ajuda a melhorar o seu humor quando acorda no dia seguinte e contribui para uma mentalidade saudável que o faz enfrentar qualquer trabalho ou tarefa durante o dia. Também é aconselhável descansar a mente antes de dormir, para que possa adormecer facilmente. Ouvir música antes de dormir pode ajudá-lo a sentir-se relaxado e à vontade antes de dormir, reduzindo os níveis de cortisol (a hormona do stresse). Ao colocar algumas das suas músicas favoritas (relaxantes) antes de dormir, pode melhorar a sua capacidade de adormecer e melhorar a higiene geral do sono.

Interações sociais, equilíbrio do estilo de vida e qualidade do sono

O sono permite-nos ter um melhor desempenho social, mental e físico. Ter uma boa noite de descanso pode-nos ajudar a permanecer com energia e de bom humor quando estivermos perto de outras pessoas. Dormir o suficiente desperta o melhor do seu lado social, fornecendo a energia de que precisamos para interagirmos em atividades sociais.

É importante encontrar o equilíbrio certo nas nossas vidas sociais para evitar o jetlag social, um distúrbio do nosso ritmo circadiano que ocorre quando comprometemos a quantidade de sono que dormimos para cumprir obrigações sociais ou profissionais. Embora os nossos corpos desejem desligar-se e dormir o que precisamos para nos recuperar, as circunstâncias sociais impedem-nos de atender a essas necessidades e adiamos e, muito provavelmente encurtamos, o nosso tempo de sono.

De acordo com a neurocientista e especialista em sono da Emma – The Sleep Company, Dra. Verena Senn, “o sono é um impulsionador natural do humor. Dormir bem a cada noite desperta a melhor versão de si mesmo, dando à mente e ao corpo o tempo necessário para recarregar e despertar sentindo-se revigorado, alerta e de bom humor. Pense em ter o tempo de sono ideal (pelo menos entre 7 a 9 horas por noite) como carregar uma bateria. Quando a bateria (você) estiver totalmente carregada, ela terá toda a energia positiva e motivação de que precisa para funcionar bem em todos os aspetos da vida”.

PUBLICIDADE