Eleições Autárquicas 2021 – Estes são os 16 presidentes das câmaras municipais do Algarve até 2025

Oito  cumprirão o terceiro mandato consecutivo. Será o último devido à lei de limitação de mandatos autárquicos.

O Partido Socialista conquistou 12 das 16 câmaras municipais do distrito de Faro, mantendo assim a presidência da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve. Como novidade, venceu em Monchique e Vila Real de António, antigos bastiões do PSD.

Já o Partido Social Democrata manteve as câmaras de Albufeira, Faro e Castro Marim.

A CDU – Coligação Democrática Unitária, liderada pelo Partido Comunista Português, continua na presidência da Câmara Municipal de Silves.  

Treze câmaras com maioria absoluta

13 câmaras municipais com maioria absoluta e 3 sem maioriaAlbufeira (numa coligação liderada pelo PSD), Vila do Bispo (PS) e Vila Real de Santo António (PS).

São estes os presidentes das Câmaras Municipais do Algarve para o mandato 2021 / 2025:

–  ALBUFEIRA

José  Carlos  Rolo  (coligação liderada pelo PSD)

56 anos

Sem maioria absoluta, será o seu primeiro mandato como presidente eleito da Câmara Municipal de Albufeira. Em 2018, assumiu a presidência deste executivo, na sequência do falecimento do então titular do cargo, Carlos Silva e Sousa.

–  ALCOUTIM

Osvaldo Gonçalves  (PS)

completa 54 anos de idade no próximo dia 03/10/2021

Vai cumprir o terceiro e último mandato na Câmara Municipal de Alcoutim, de novo com maioria absoluta.

–  ALJEZUR

José Gonçalves  (PS)

53 anos

É o primeiro mandato como presidente eleito da Câmara Municipal de Aljezur e com maioria absoluta. Obteve pouco mais de uma centena e meia de votos em relação a um movimento de cidadãos independentes, liderado pelo antigo presidente da autarquia, pela CDU e mais tarde pelo PS, Manuel Marreiros.

José Gonçalves substituiu, no dia 23 de Março de 2018,  José Amarelinho na presidência da edilidade aljezurense, quando este suspendeu o mandato após ter sido condenado pela justiça pelo crime de prevaricação no licenciamento de obras em Vale da Telha.

– CASTRO  MARIM

Francisco Amaral  (PSD)

66 anos

Vai cumprir o seu terceiro e último  mandato na presidência da Câmara Municipal de Castro Marim e com maioria absoluta pela primeira vez.

–  FARO

Rogério Bacalhau  (coligação liderada pelo PSD)

59 anos

Foi reeleito para o terceiro e último mandato na presidência da Câmara Municipal de Faro, com maioria absoluta.

–  LAGOA

Luís Encarnação  (PS)

52 anos

Vai cumprir o seu primeiro mandato como presidente eleito da Câmara Municipal de Lagoa e com maioria absoluta. Tal sucede depois de ter substituído, em Agosto de 2019, Francisco Martins na presidência da autarquia, quando este alegou problemas de saúde para renunciar ao cargo.

LAGOS

Hugo Pereira (PS)

45 anos

Também com maioria absoluta, vai cumprir o seu primeiro mandato como presidente eleito da Câmara Municipal de Lagos. Isto, após ter substituído, a 07 de Outubro de 2019, Joaquina Matos no cargo, quando ela foi eleita deputada do PS pelo círculo eleitoral de Faro na Assembleia da República.

– LOULÉ

Vítor Aleixo  (PS)

65 anos

Vai cumprir o seu terceiro e último mandato na Câmara Municipal de Loulé, com maioria absoluta.

– MONCHIQUE

Paulo  Alves  (PS)

51 anos

Gerente bancário de profissão, este será o seu primeiro mandato na presidência da Câmara Municipal de Monchique, que pertencia ao PSD desde 2009. Os socialistas conseguiram a maioria absoluta.

OLHÃO

António Miguel Pina  (PS)

46 anos

Cumprirá o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal de Olhão, com maioria absoluta de novo.

PORTIMÃO

Isilda  Gomes  (PS)

70 anos

Prepara-se para cumprir o seu terceiro e último mandato na presidência da Câmara Municipal de Portimão, com maioria absoluta pela segunda vez consecutiva.

– SÃO BRÁS DE ALPORTEL

Vítor Guerreiro   (PS)

51 anos

Também se prepara para cumprir o seu terceiro e último mandato, e com maioria absoluta, como presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

– SILVES

Rosa Palma  (CDU)

49 anos

Irá igualmente cumprir o seu terceiro e último mandato, e com maioria absoluta de novo, na presidência da Câmara Municipal de Silves.

TAVIRA

Ana Paula Martins  (PS)

Venceu estas eleições com maioria absoluta por 123 votos de diferença, numa disputa renhida com o PSD. Conseguiu a proeza após ter assumido a presidência da Câmara Municipal de Tavira em Outubro de 2019, quando o então detentor do cargo, Jorge Botelho, foi eleito deputado pelo círculo eleitoral de Faro na Assembleia da República na lista do Partido Socialista.

– VILA DO BISPO

Rute Silva  (PS)

45 anos

Este é o primeiro mandato que vai cumprir como presidente eleita da Câmara Municipal de Vila do Bispo, mas sem maioria absoluta, tendo conseguido mais 40 votos do que um movimento de cidadãos independentes, que ficou em segundo lugar. Rute Silva, psicóloga, substituiu, a 27 de Maio de 2021, na presidência da autarquia Adelino Soares, que foi nomeado vogal do Conselho de Administração da Algar, empresa de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, com sede em Almancil (Loulé).

– VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Álvaro  Araújo  (PS)

Professor e diretor adjunto do Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Real de Santo António, venceu pela primeira vez, e sem maioria absoluta, a presidência da câmara local, que estava há 16 anos em poder do PSD. 

José Manuel Oliveira

PUBLICIDADE