Autarca de VRSA reúne-se com Governo para avaliar prejuízos do incêndio que afetou o concelho

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Romão, reuniu-se, esta quinta-feira, com o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, no sentido de fazer um balanço do incêndio que, na passada segunda-feira, teve início no concelho de Castro Marim e alastrou-se aos concelhos de VRSA e Tavira.

O encontro de trabalho, que decorreu na sede da Reserva Natural do Sapal, contou também com a presença de autarcas dos municípios de Castro Marim e Tavira, além de elementos da Proteção Civil, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Agência Portuguesa do Ambiente e Direção Regional de Agricultura e Pescas.

De acordo com o ICNF, a área ardida no concelho de VRSA ascende aos 1840 hectares, o que levou o município a criar uma equipa de trabalho para avaliar os prejuízos e definir as medidas de apoio à população afetada.

A primeira reunião desta comissão teve lugar na tarde desta quinta-feira, durante a qual foram estudadas as perspetivas de recuperação e as estratégias de auxílio para pessoas e empresas que viram os seus bens destruídos ou atingidos pelo fogo.

Recorde-se, a este propósito, que os agricultores já podem reportar os prejuízos, resultantes do incêndio nas instalações ou no site da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve), entidade que fará o levantamento os danos causados nas explorações agrícolas.

PUBLICIDADE