Associações reuniram com a candidatura e debateram o estado do parque escolar e do ensino no concelho de Faro

A equipa da candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Faro, liderada por João Marques, reuniu na passada quarta-feira, com as Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho, no âmbito das sessões de trabalho que tem efetuado com cidadãos e instituições para elaboração do seu compromisso eleitoral.

O estado do parque escolar, a degradação das infraestruturas existentes e a sua manutenção insuficiente, os problemas de insonorização e a falta de eficiência térmica foram algumas das preocupações referidas pelas várias associações. Salientou-se a necessidade de requalificação de espaços exteriores e a implementação de mais zonas verdes e de recreio adaptadas ao público escolar.

Ao nível dos transportes, foi referida a necessidade de garantir a sua compatibilidade com os horários escolares, especialmente no que respeita às freguesias rurais.

Ao nível da alimentação, foi demonstrada preocupação relativamente à qualidade das refeições disponibilizadas para o primeiro ciclo.

Relativamente às atividades de enriquecimento curricular e apoio à família, as AECs têm mantido uma oferta regular, através da implementação em parceria com entidades externas, promovida pelas direções de Agrupamento ou pelas Associações de Pais. No entanto, têm-se revelado algumas dificuldades na componente de Apoio à Família e é sentida a falta de oferta pública de atividades em período de pausa escolar. 

Relativamente aos assistentes operacionais, apesar do rácio legal estar a ser cumprido, regista-se um elevado número de baixas médicas, devido ao seu envelhecimento, levando a que muitas vezes não exista o número de funcionários suficiente nas escolas. 

As necessidades de apostar na rede pré-escolar pública, na melhoria da comunicação entre autarquia e representantes dos pais e encarregados de educação, na atribuição de apoios a alunos e famílias, dando prioridade às que vivam com mais dificuldades, e de serem encontradas soluções de habitação para os professores colocados nas escolas do concelho, foram outros pontos abordados.

É objetivo desta candidatura aumentar a envolvência da comunidade educativa na definição das políticas locais de educação articuladas, promovendo um desenvolvimento sustentável, uma economia circular, numa política geral de proximidade e interligação entre os diferentes setores da sociedade, que aumente a qualidade de vida dos munícipes.

Alguns dos compromissos assumidos pela candidatura são:

-Elaboração de um plano de investimento e de manutenção das infraestruturas escolares (incluindo cantinas e espaços exteriores), integrando as questões de eficiência energética e térmica, insonorização e adaptação às populações escolares;

– Aumento da cobertura da oferta pública de educação pré-escolar;

– Elaboração de um circuito de compra de produtos, elaboração das refeições e distribuição local das refeições escolares em articulação com os Agrupamentos, garantindo a qualidade das refeições e incluir as questões da redução da pegada ecológica e promovendo a economia circular;

– Articulação com as Direções de Agrupamento e Associações de Pais no sentido de facilitar os mecanismos de organização das atividades extracurriculares da Componente de Apoio à Família, Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-Escolar, assim como na implementação de atividades em período de pausa escolar em articulação com a comunidade;

– Adequação do número de pessoal não docente, bem como na sua qualificação, não só na admissão de novos funcionários, mas também na formação regular dos que fazem parte do pessoal não docente das escolas existentes;

– Melhorar do plano municipal de transportes, de forma a potenciar o seu uso pela comunidade escolar, criando indicadores que permitam monitorizar a sua implementação;

– Potenciar a comunicação com os pais e encarregados de educação, apoiando o movimento associativo, de forma a envolver a comunidade na definição das políticas locais de educação;

– Articular as políticas de Educação com as políticas de Saúde Pública, de Ação Social, de Cultura, de Mobilidade, de Espaços Verdes, de Participação e Cidadania.

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