Covid-19-Há cidadãos residentes no concelho de Vila do Bispo, que se queixam de não poderem ser vacinados por “falta do número de utente”

“E  agora,   muitos    enfrentam    estes    problemas   burocráticos   e estão   na    lista    de    espera   para    a   vacina,   sem    fim    à   vista”, denuncia   ao   Litoralgarve  o   empresário   Assildo Duarte.

Numa altura em que a pandemia da Covid-19 continua a alastrar no concelho de Vila do Bispo, onde agora há mais de duas dezenas de pessoas infetadas,  muitos estrangeiros aqui residentes não conseguem ser vacinados porque, segundo dizem, não possuem “o número de utente , como nos é exigido”.

“Vivem há vários anos em diversas zonas deste concelho, como Salema, Budens e Figueira, onde compraram casas por gostarem imenso do clima e do ambiente do Algarve, e muitos deles trabalham, pagam cá os seus impostos e têm atestados de residência, mas não se inscreveram na Segurança Social. Agora que surgiu este problema do vírus, não conseguem ser vacinados em Vila do Bispo por falta do número de utente. É o que lhes dizem no Centro de Saúde”, contou ao Litoralgarve o empresário de restauração e hotelaria Assildo Duarte.

E acrescentou: “Tenho conhecimento de uma senhora que acabou por ir a Inglaterra para ser vacinada e foi rápido. Já um casal – o marido, inglês, de 70 anos, e a mulher, sul-africana, de 50 anos – que passou a morar cá, ainda não conseguiu a vacina contra a Covid-19 por não possuir, como dizem, o número de utente . Quando estas pessoas decidiram vir viver para o nosso país, escolhendo para o efeito o concelho de Vila do Bispo, não se preocuparam com essa questão, não foram à Segurança Social, porque, como todos nós, nunca imaginaram esta pandemia, com as consequências que estão à vista. E agora, muitos enfrentam estes problemas burocráticos e estão na lista de espera para a vacina, sem fim à vista”.

Câmara   Municipal    de   Vila    do   Bispo   já   tomou    conhecimento    da    situação

Por outro lado, observou, “quando estão doentes, como possuem seguros de saúde recorrem a hospitais privados e nunca vão ao Centro de Saúde de Vila do Bispo”.

Assildo Duarte já deu conhecimento desta situação da vacina à presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Rute Silva, através da Chefe de Gabinete, e aguarda uma resposta, a fim de poder prestar apoio aos cidadãos estrangeiros residentes neste concelho, que não conseguem ser vacinados contra Covid-19, numa altura em que o vírus não concede tréguas.

José Manuel Oliveira

PUBLICIDADE