COVID-19 – Dia 07 de Julho de 2021 – Pandemia agrava-se no concelho de Vila do Bispo, onde já há 17 pessoas infetadas e sessenta e duas em vigilância

Num   só   dia,   este    concelho   do   barlavento   algarvio   registou    mais   9   casos   de   infeção,  tendo    passado   para    Risco    Elevado. 

Depois de um dia sem mais pessoas infetadas, foram registados nas últimas 24 horas, no mapa da Administração Regional de Saúde do Algarve,   9   novos casos positivos no concelho de Vila do Bispo, associados a este vírus.

Em face disso, o ponto de situação Covid-19,  a  07/07/2021, conta  com  17  casos  ativos e outros tantos como  cumulativo de novos casos nos últimos 14 dias, neste concelho que passou a ser  considerado de Risco Elevado para efeitos de perigo de propagação da pandemia. Nesta altura,  estão  sessenta e duas pessoas sob vigilância das autoridades de saúde.

É este o quadro elaborado pelo Litoralgarve, com a atualização possível na noite de 07 de Julho de 2021, sobre a evolução da Covid-19 no concelho de Vila do Bispo:

9  –   Novos   Casos   Positivos  nas  últimas  24  horas  

17  –   Casos    Ativos   (mais  8  do que no dia anterior, 06/07/2021)   

62   –   Casos   de   Vigilância

153   –   Recuperados, no total, desde  o  início da pandemia, em 2020  

17  –    Cumulativo   de  Novos  Casos   nos   últimos   14    dias  (O concelho de Vila do Bispo está, agora, classificado de  Risco Elevado para efeitos de perigo de contaminação da Covid-19)

Funcionários   da   Câmara   Municipal    de    Vila do    Bispo    poderão    estar    infetados

Entretanto, de acordo com informações recolhidas pelo Litoralgarve, existem suspeitas de poderem estar infetados pelo menos quatro funcionários do sector administrativo da Câmara Municipal de Vila do Bispo, que até já encerrou os serviços de atendimento ao público. Os funcionários efetuaram testes.

Recorde-se que a autarquia divulgou, na noite de 06/07/2021, na sua página na rede social ‘Facebook’, como o nosso Jornal entretanto noticiou, um comunicado à população, informando que  “na sequência da evolução da pandemia do coronavírus – COVID-19 e o com o intuito de promover a contenção e a diminuição do risco de exposição e contágio, a Câmara Municipal de Vila do Bispo está a adotar medidas para a salvaguarda da saúde pública, de acordo com as orientações das entidades públicas de saúde”.

E prosseguiu: “Neste âmbito, a Presidente da Câmara Municipal, Rute Silva, decidiu encerrar ao público, a partir (…) de 7 de julho, todos os serviços municipais de atendimento presencial. Em todo o caso, os serviços continuam a funcionar e a dar resposta às solicitações que lhes cheguem através dos mecanismos alternativos, nomeadamente o telefone, o correio eletrónico e os serviços online disponíveis no portal do Município em (https://servicos.cm-viladobispo.pt/), onde podem ser resolvidos assuntos relacionados com urbanismo, educação, ação social, água e saneamento, entre outros. Relativamente aos pagamentos (ex. Água), sempre que possível faça os seus pagamentos através das vias eletrónicas. Esta medida exceciona a Proteção Civil Municipal, o abastecimento de água e os serviços de limpeza urbana que se manterão sem restrições”.

Partido   Chega!   termina   reunião    do  VII   Conselho   Nacional   no   Pavilhão   Multiusos   de   Sagres,   em   ambiente   festivo   que   mais   parecia    uma   discoteca,   ao    som   da   música   da    canção    ‘YMCA’ ,   sem     preocupações    com   o   novo   coronavírus

Curiosamente, este surto pandémico da Covid-19 no concelho de Vila do Bispo, surge após a realização da reunião do VII Conselho Nacional do Partido Chega! que teve lugar na sexta-feira e no sábado, dias 02 e 03 de Julho de 2021, no Pavilhão Multiusos de Sagres, com mais de uma centena de participantes.

Como o Litoralgarve descreveu numa reportagem realizada no local, no final do discurso de encerramento do presidente da Direção Nacional do partido, André Ventura, e depois de se ter ouvido e cantado o Hino Nacional, viveu-se um ambiente festivo, próprio de uma discoteca, com os militantes, alguns deles sem máscara, a dançarem ao som da música da célebre canção ‘YMCA’, lançada em 1978 pelo grupo norte-americano ‘Village People’. No palco, André Ventura até distribuiu beijos a senhoras (com máscara), mas ninguém pareceu preocupado em manter o distanciamento físico imposto pela Direção-Geral da Saúde para tentar a controlar a Covid-19, agora nesta quarta fase da pandemia em que os casos de infeção não param de aumentar, nomeadamente no Algarve, e em particular no concelho de Vila do Bispo, onde se realizou este encontro do Chega! Pouco depois, os participantes neste Conselho Nacional do partido conviveram num jantar em Sagres. 

O certo é que, agora, num só dia, o surto atingiu mais nove pessoas, elevando, como já referimos, para 17 o número de casos ativos que, neste momento, se regista neste concelho do barlavento algarvio, onde também sessenta e duas pessoas estão em vigilância das autoridades sanitárias.

Paulo Silva

José Manuel Oliveira

PUBLICIDADE