TEATRO, CINEMA NA RUA E FESTIVAL DE ASTRONOMIA ANIMAM O ALGARVE EM JULHO

O mês de julho no Algarve está preenchido com dezenas de concertos, peças de teatro, cinema na rua e muitas outras iniciativas culturais e desportivas que vão permitir aproveitar o bom tempo que se faz sentir na região em plena época estival. Todas as propostas estão disponíveis no Guia Algarve, publicação que pode ser descarregada gratuitamente aqui.

Os destaques musicais vão para os Concertos de Verão, em Lagos. No Parque das Feiras são esperadas noites quentes e animadas ao som de grandes artistas e bandas como Áurea (dia 28 de julho), HMB (29), Gabriel, o Pensador (31) e Katia Guerreiro (dia 01 de agosto), que vão subir ao palco sempre às 21h30.

A música chega também a Lagoa, que recebe o Ciclo de Concertos Promenade (dia 04, às 16h30, no auditório Carlos do Carmo), com um programa de música clássica pensado para toda a família, incluindo uma projeção de desenhos como fundo de palco para cativar os mais pequenos. Já para o Largo da Fortaleza, em Cacela Velha, estão agendados três Concertos D’Encanto (às 21h30): são eles Músicas do Mediterrâneo Oriental e Magrebe (dia 16), Músicas do Médio Oriente + Giro Sufi e Dança (17) e Música da Europa Medieval (18).

Para quem gosta de teatro a oferta é vasta e muito apelativa: A Margem do Tempo (dia 24, às 21h30, no Centro Cultural de Lagos – auditório Duval Pestana), com a incontornável Eunice Muñoz, é um espetáculo que é um passar de testemunho à sua neta Lídia Muñoz e às gerações vindouras. Tem banda sonora original criada e interpretada por Nuno Feist. Já As Noites do Medronho reúnem dois espetáculos de teatro na serra e nas destilarias, em Monchique, nomeadamente: Para acabar em beleza (ou talvez não) (dias 02, 03, 09 e 10, às 19h30, no Monte da Lameira, em Alferce) e Mulheres da Serra (dias 16, 17, 23 e 24, às 19h30, na Casa do Medronho, em Marmelete).

No Algarve, o clima ameno de verão propicia também atividades ao ar livre e, por isso, a região vai acolher um ciclo de Cinema na Rua, inserido no projeto Bezaranha (dias 23 e 30, às 21h30, na avenida da República, em Vila Real de Santo António), e o Festival Out-(In)verAno, um evento que junta a astronomia à arte e ao património, oferecendo iniciativas como observação astronómica noturna, exposições, caminhadas, oficinas e concertos (dia 23, a partir das 16h00, e dias 24 e 25, a partir das 10h00, na barragem da Bravura, Bensafrim e Barão de São João, em Lagos).

O mês de julho fica ainda marcado pelo início do evento Lagoa Wine Experiences. São cinco visitas (uma por mês, até novembro) a diferentes propriedades de produtores de vinho da região, dando a possibilidade de desfrutar de experiências enoturísticas muito distintas entre si, incluindo almoço e prova de vinhos (primeira sessão no dia 10, às 10h30, com ponto de encontro nas piscinas municipais, em Lagoa).

O programa de julho também inclui opções para os amantes dos desportos náuticos, tais como o GC32 Racing Tour 2021 (dias 01, 04, 28 e 01 de agosto, na baía de Lagos) ou ao Campeonato da Europa de Raceboard (entre os dias 03 e 07, em Vilamoura). Para quem prefere o desporto motorizado, poderá deslocar-se ao Autódromo Internacional do Algarve para o FIM CEV, assistindo ao arranque de mais uma emocionante temporada do campeonato conhecido como o impulsionador de pilotos de MotoGP (entre os dias 02 e 04).

E ainda: Sunset Secrets

Adicionalmente, a região do Algarve volta a receber os Sunset Secrets no Castelo de Silves, todas as quintas-feiras do mês, entre as 18h30 e as 23h00. Será uma nova edição repleta de concertos, gastronomia e outros produtos locais com destaque para a laranja e os vinhos de Silves. Há ainda espaço para marcar uma massagem relaxante, desfrutar de momentos musicais com Duo Sax e dançar com a Companhia Dancenema, culminando com um espetáculo de fogo com Wild Fire.

Há, portanto, muito para ver e participar em julho. Estas e muitas outras sugestões encontram-se reunidas na edição de julho do Guia Algarve, a agenda de eventos dirigida a residentes e turistas, editada mensalmente pela Região de Turismo do Algarve. O guia é uma publicação bilingue (português e inglês), com uma tiragem de 30 mil exemplares e distribuição gratuita nos hotéis, agências de viagens, postos de turismo, aeroporto de Faro, rent-a-cars e campos de golfe da região.

PUBLICIDADE

Mais Artigos