Época balnear arranca com novos ecopontos nas praias portimonenses e campanha de sensibilização “Não há que enganar – Junto ao mar é bom reciclar”

A época balnear portimonense abriu com oitenta ecopontos novos e uma campanha de sensibilização que pretende alertar os veraneantes para a importância de continuar a separar os resíduos enquanto estão de férias na praia, no campo ou em qualquer outro lugar.

Durante o mês de junho a EMARP procedeu à substituição dos antigos contentores por novos recipientes, de cores diferentes, com o objetivo de facilitar a separação de materiais como o papel, vidro, plástico e indiferenciados, possibilitando assim desviar esses resíduos dos oceanos e aterros.

Nos últimos 3 anos foram recolhidos nas praias do município cerca de 2.460 toneladas de resíduos, entre os quais constam apenas 143,6 toneladas de recicláveis (vidro, plástico e papel), e enviados para o aterro 2.316 toneladas de materiais que não tiveram qualquer aproveitamento.

Face à quantidade de materiais que continuam a não ser reciclados, em particular as embalagens, é urgente, não só acabar com o lixo largado indiscriminadamente nos areais, mas também alertar para a importância da correta deposição dos resíduos nos recipientes certos, uma vez que um resíduo indiferenciado depositado no contentor errado pode contaminar os materiais recicláveis impossibilitando a sua transformação e posterior reutilização.

Para ajudar os veraneantes a utilizarem corretamente os ecopontos será efetuado um reforço de comunicação, junto à contentorização localizada nas zonas com maior afluência de pessoas, através da ativação de sinalética bilingue, em português e inglês, sob o mote “Não há que enganar”, com toda a informação acerca do que se deve e não se deve depositar.

Limpeza das praias

Durante a época de verão com a chegada de turistas verifica-se, inevitavelmente, um aumento significativo do lixo produzido e depositado na nossa zona costeira. Para permitir que a experiência balnear seja a melhor possível a equipa de Limpeza Urbana da EMARP assegura a remoção mecânica dos detritos na areia, a recolha dos resíduos e a limpeza manual do areal, garantindo diariamente a limpeza e higiene das praias do município.

Sobre a EMARP

Portimão foi um dos primeiros municípios portugueses a assumir um formato de gestão empresarial para os serviços municipalizados com a criação da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, SA, em 2001.

Desde então a empresa tem vindo a acumular competências e atualmente atua na prestação de serviços públicos de abastecimento de água para consumo humano, de saneamento de águas residuais e de gestão de resíduos urbanos, na limpeza e higiene pública, na gestão e fiscalização da atividade publicitária, da ocupação de via pública e, recentemente, na gestão do sistema de estacionamento público urbano.

Somos uma empresa quetrabalha para ser uma referência nas áreas em que atua, uma organização de excelência, que fomenta uma cultura de constante melhoramento procurando corresponder às expectativas dos seus clientes, colaboradores e parceiros.

Continuar presente na vida dos Portimonenses com responsabilidade, a trabalhar de forma empenhada para melhorar os seus sistemas e contribuir para um futuro mais sustentável é a nossa promessa.

PUBLICIDADE