Psicóloga Rute Silva prepara-se para substituir Adelino Soares na presidência da Câmara Municipal de Vila do Bispo, nesta quinta-feira, dia 27 de Maio

A cerca de cinco meses das eleições autárquicas, Rute Silva vai iniciar, para muitos populares e opositores políticos no concelho de Vila do Bispo, um verdadeiro  teste com  vista   ao   seu   novo   desafio,  numa   altura   em   que   encabeça  a   lista   do   PS   ao   executivo    camarário.  

Tal como o Litoralgarve avançou, em primeira mão, no  dia 10/05/2021, ao fim de três mandatos consecutivos, num total de 12 anos, o socialista Adelino Soares deixa a presidência da Câmara Municipal de Vila do Bispo para ocupar um cargo, ao que sabemos, na administração da empresa Algar- Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA., com sede em Barros de São João da Venda, freguesia de Almancil, concelho de Loulé. O lugar de Adelino Soares na autarquia é ocupado por Rute Silva,  que passa a ser presidente a partir desta quinta-feira, 27/05/2021, em reunião extraordinária do executivo camarário no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila do Bispo, a partir das 09h00m., como o nosso Jornal apurou.

Eleita no dia 12/03/2021, em lista única, presidente da Comissão Política Concelhia de Vila do Bispo do PS, cargo em que também sucedeu a Adelino Soares, Rute Silva encabeçará a lista dos socialistas ao executivo camarário nas próximas eleições autárquicas que terão lugar em Setembro ou Outubro deste ano. Estes cinco meses na presidência da Câmara Municipal são encarados por muitos populares e opositores partidários como um teste para se ver “se está à altura” do seu futuro desafio político.

Adelino Soares disse aos vereadores, na última reunião da Câmara Municipal, que deixa a autarquia   de   Vila    do    Bispo   “sem   dívidas   e   com    projetos”

Apesar de vários contactos estabelecidos para o telemóvel de Adelino Soares, não foi possível falar com o até agora presidente desta edilidade do barlavento algarvio  sobre a sua saída e o seu futuro. As ligações telefónicas seguem para o atendedor de chamadas. Na última reunião ordinária, quinzenal, da Câmara Municipal de Vila do Bispo, no dia 18/05/2021, disse que deixa a autarquia “sem dívidas e com projetos”. Adelino Soares que, por imperativos da legislação, após três mandatos consecutivos, como já referimos,  não se podia recandidatar a novo mandato  para a presidência da Câmara Municipal de Vila do Bispo, nas próximas eleições autárquicas a realizar em Setembro ou Outubro de 2021, despediu-se dos funcionários através de ‘email’ e, em muitos casos, pessoalmente, ao que sabemos.

Por outro lado, recorde-se que  numa entrevista publicada em Fevereiro de 2020, no Jornal ‘Correio de Lagos’, ao ser questionado se iria concluir este seu mandato na Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares limitou-se a reagir, de forma lacónica: “Não sei. Em princípio, não”. Isto, com risos à mistura, numa altura em que até se preparava para entrar na Igreja Matriz daquela localidade, atrás do Bispo do Algarve, Dom Manuel Quintas, para assistir, no dia 22/01/2020, à celebração da eucaristia do Dia de São Vicente, padroeiro do município.

Com 45 anos de idade (nasceu no dia 03/10/1975 no norte do país), Adelino Augusto Rocha Soares foi funcionário público na Câmara Municipal de Vila do Bispo, como animador desportivo, assistente técnico, durante 11 anos, desde 1998, até ser eleito, em 2009, presidente da autarquia. Antes, de 2001 a 2005, exerceu funções de vereador e no mandato seguinte, de 2005 a 2009, ocupou o cargo de deputado na Assembleia Municipal de Vila do Bispo, como primeiro elemento da lista eleita do PS. O ‘curriculum’ de Adelino Soares inclui uma licenciatura em Educação Física, emitida pelo Instituto Dom Afonso III, em Loulé, curso de I e II nível de treinador de futebol, tendo nessa situação orientado equipas dos escalões de formação, de 1998 a 2002, do Clube Recreativo de Vila do Bispo, e do escalão sénior do Clube Recreativo Infante de Sagres, na época de 2002/3.

Rute    Silva    foi      funcionária   da   Câmara    Municipal    de   Vila   do    Bispo,   como   psicóloga 

 Rute Maria Dias Maia Nunes da Silva  nasceu em Sagres a 7 de Outubro de 1975 (tem 45 anos) e reside nesta localidade do concelho de Vila do Bispo, tendo concluído, no ano letivo 1993/1994, o 12.º ano de escolaridade na Área de Ciências, da Escola Secundária Júlio Dantas, em  Lagos.

.O seu percurso académico inclui formação na Universidade do Algarve, em Faro, em Fevereiro de 2007 (Frequência e conclusão do 1.º ano) do Mestrado em Psicologia da Educação – Necessidades Educativas Especiais. Como principais  disciplinas/competências profissionais, destacam-se Ativação do Desenvolvimento Humano I, Avaliação e Investigação em Ciências da Educação, Dimensão Pessoal e Interpessoal, Motivação e Desenvolvimento Socioprofissional, Dificuldades de Desenvolvimento e Aprendizagem, Ativação do Desenvolvimento Humano II, Seminário de Especialização.

De Setembro de 2000 a Maio de 2001, efetuou um Estágio Profissional no Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos (CASLAS) – Lar de Jovens, em Lagos, com aproveitamento de «Muito Bom».

Antes, no ano letivo de 1998/99,  cumpriu um Estágio Académico na Aldeia S.O.S. de Crianças – Bicesse (IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social), com a duração de mais de 300 horas.

De Setembro de 1994 a Janeiro de 2000, obteve a licenciatura em Psicologia com especialização em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, formação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa.  Alcançou  a nível nacional, ou internacional, 14 valores de classificação final e 17 valores na Monografia intitulada Teoria da Mente Crença do Próprio e Crença do Outro. Foi Presidente do Núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa de Vila do Bispo, desde Abril de 2003 até 2012 e realizou dezenas cursos e ações de formação na área da saúde mental.

Já detentora da Cédula Profissional n.º 007096, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Rute Silva assumiu as funções de funcionária da Câmara Municipal de Vila do Bispo, de Junho a Novembro de 2004 e de Fevereiro de 2005 até Outubro de 2009, como Técnica Superior de 2.ª classe na Área de Psicologia Clínica. Foi técnica responsável pelo Sector de Educação e Ensino, tendo as suas principais atividades sido a Coordenação e gestão do pessoal não docente; a coordenação e gestão das necessidades dos estabelecimentos de ensino; a ação social escolar; o apoio às atividades educativas; a avaliação e o acompanhamento de alunos com NES (necessidades especiais); o apoio e desenvolvimento de atividades sócio-educativas; o apoio à animação sócio-comunitária; e procedimentos técnicos e administrativos. Já de Agosto de 2001 a Maio de 2004, foi  psicóloga e formadora.

Na qualidade de Psicóloga Clínica, Rute Silva desenvolveu, no Lar de Jovens Nossa Senhora do Carmo, do Centro Social Lucinda Anino dos Santos, em Lagos, atividades com crianças e jovens em vivência institucional. Na qualidade de Psicóloga Clínica e Formadora na área do Mundo Atual e Desenvolvimento Pessoal e Social, o seu currículo assinala o facto de ter desenvolvido, na Casa de Santo Amaro – Unidade de Reabilitação Profissional, também naquela cidade, atividades de reintegração de indivíduos portadores de deficiência motora. Foi representante do Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos na CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagos, de Julho de 2002 a Maio de 2004.

Desde   14   de   Janeiro    de   2011,    é    presidente   da    Comissão    de    Proteção    de   Crianças    e  Jovens     do    Concelho     de    Vila    do    Bispo   

Já o seu percurso político destaca o facto de, desde Outubro de 2009 até esta altura, ter sido vice-presidente e vereadora a tempo inteiro e responsável pelos seguintes pelouros: Gabinete de Apoio à Estratégia Municipal, Comunicação, Educação, Ação Social, Saúde, Habitação, Segurança, Emprego, Transportes, Desporto e Juventude, Associativismo, Cultura, Turismo, Investigação, Património Natural e Cultural, Agricultura e Pescas e Ambiente. É, também, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Concelho de Vila do Bispo, desde 14 de Janeiro de 2011.

De Dezembro de 2017 até agora, ocupa o cargo de Secretária da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios Terras do Infante, com sede em Lagos e que integra os concelhos de Aljezur, Vila do Bispo e Lagos. Já entre Novembro de 2013 e Dezembro de 2017 foi vice-presidente da Assembleia da mesma associação. E de Novembro de 2009 até Novembro de 2013, desempenhou o cargo de presidente.

(Em  Desenvolvimento)

  José Manuel Oliveira

PUBLICIDADE