Município de Silves e a Direção Geral da Educação assinaram esta tarde um protocolo de colaboração

O Município de Silves e a Direção Geral da Educação assinaram esta tarde um protocolo de colaboração visando o estabelecimento de uma parceria no âmbito da intervenção das ações do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) nos agrupamentos de escolas do ensino público, do município, com vista a favorecer e valorizar os domínios da literacia artística como referência para a construção da identidade dos alunos. A cerimónia decorreu no salão nobre dos Paços o Concelho e teve como intervenientes a Presidente da Câmara Municipal de Silves, o Diretor-Geral da Educação e o Adjunto do Diretor do Agrupamento de Escolas de Silves.

Através desta parceria serão desenvolvidas, em articulação com a Equipa de Educação Artística (EEA) ações enquadradas no objetivo principal de contribuir para o desenvolvimento e qualidade da educação, e a formação ao longo da vida.

De salientar que o Programa de Educação Estética e Artística, inscreve-se no quadro de uma política educativa de valorização da cultura e das artes contextualizada na Organização Curricular, intervindo, implementando e acompanhando os docentes, os alunos e a comunidade nas diferentes áreas artísticas. Neste contexto, serão desenvolvidas, através do PEEA, um conjunto de ações com o objetivo de enriquecer as experiências de educação, identificando metodologias criativas de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música, dirigidas à educação pré-escolar e ao ensino básico e secundário, priorizando a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico.

Refira-se, ainda, que o Programa de Educação Estética e Artística desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Silves materializou-se no Programa Arte e Território, com particular enfoque na candidatura a aspirante a Geoparque Algarvensis, apresentada pelo Município em conjunto com Loulé e Albufeira, com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para a valorização do património geológico do concelho.

PUBLICIDADE