Arquivo Municipal de Loulé “Professor Joaquim Romero Magalhães” organiza o IV Encontro de História de Loulé, que nesta edição acontece em formato online.

Nos dias 21 e 22 de maio, o Arquivo Municipal de Loulé “Professor Joaquim Romero Magalhães” organiza o IV Encontro de História de Loulé, que nesta edição acontece em formato online.

O IV Encontro de História de Loulé conta com várias comunicações relativas a períodos cronológicos distintos, abarcando diversas temáticas da História de Loulé, da Idade Média ao século XX, passando, por exemplo, por Loulé quinhentista. O programa desta quarta edição conta com vários painéis de comunicações apresentadas por diversos investigadores, destacando-se a conferência inaugural proferida por Maria Ângela Beirante sobre “O culto da Paixão e Morte de Cristo em Loulé e seu termo (séculos XVI-XIX)”, que acontece na sexta-feira, pelas 10h00.

O evento será dividido em cinco espaços temáticos. No dia 21, sexta-feira, irá falar-se sobre “Inquisição, Ordens Militares e Ordens Religiosas”, “Indivíduos e Ofícios” e “Associações Confraternais, Práticas de Saúde e Assistência”. Já no dia 22, sábado, será abordado o “Urbanismo e Arquitetura” e as “Entidades Religiosas e Organismos Corporativos”. Todos estes painéis serão seguidos de momentos de debate e reflexão.

A participação confere o certificado de presença, é gratuita, mas é necessário realizar inscrição prévia, através do formulário online: https://tinyurl.com/ehloule

Este Encontro será mais um momento de envolvimento da comunidade na sua História e pretende aprofundar temas que foram importantes nos diferentes contextos históricos e que marcaram as vivências das gentes deste concelho ao longo dos séculos.

PUBLICIDADE

Mais Artigos