Município de Albufeira volta a ser distinguido pela qualidade ambiental das suas praias pelo quinto ano consecutivo

O Município de Albufeira volta a ser distinguido pela qualidade ambiental das suas praias pelo quinto ano consecutivo, com um total de 26 galardões atribuídos. Mais uma vez, Albufeira faz o pleno com a totalidade das suas praias (25) a receber a Bandeira Azul da Europa, a que se junta a bandeira a ser hasteada na Marina, posicionando o concelho no primeiro lugar a nível nacional. 

Albufeira volta a conquistar o ranking nacional das Bandeiras Azuis da Europa (26), o que corresponde à totalidade das praias do concelho, a que se junta a bandeira atribuída à Marina. O Município destaca-se assim, pelo quinto ano consecutivo, com o galardão máximo da qualidade ambiental atribuído, pela Associação da Bandeira Azul da Europa, às 25 praias do concelho, em função de critérios rigorosos de gestão ambiental, qualidade da água, serviços e segurança disponibilizados aos veraneantes, apenas para destacar os mais importantes.

Este ano, o júri internacional atribuiu o galardão a 372 praias, mais 12 do que no ano passado, 16 portos de recreio e marinas nacionais e 11 embarcações ecoturísticas, número que coloca Portugal em 6º lugar entre 53 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul. A nível regional, o Algarve continua a ser a região do País a receber o maior número de galardões (87), seguido da região norte com 79.

A abertura da época balnear no concelho de Albufeira está agendada para dia 1 de junho e os preparativos estão a decorrer a bom ritmo, este ano, à semelhança do ano passado, com medidas acrescidas de segurança devido à pandemia. O presidente da Câmara Municipal destaca “que se trata de uma excelente notícia para Albufeira, sobretudo nos tempos que estamos a viver em que a qualidade ambiental e a segurança são, cada vez mais, fatores essenciais na escolha do destino”. José Carlos Rolo sublinha que este reconhecimento é muito importante pela visibilidade que nos dá a nível nacional e internacional “fruto de um forte investimento da autarquia, em estreita articulação com todas as entidades com responsabilidades ao nível da orla costeira, no desenvolvimento das condições necessárias à qualidade e segurança das zonas balneares”. O autarca reitera, que o importante é que residentes e turistas continuem a usufruir das nossas praias em segurança, pelo que este ano para além das medidas de distanciamento físico, implementação de corredores de circulação, semáforos de indicação da ocupação das praias, álcool gel e sinalética, o Município está a investir na campanha “Albufeira Safe”. Trata-se da criação da APP Albufeira Safe, com informações sobre o uso da máscara, distâncias, limites de grupo, localização do comércio, o acesso e as regras de permanência nas praias. Para esta campanha foi criado o slogan “Albufeira – sinta-se em casa” para outdoors, mupis e multibancos em todo o País, sendo que a mesma será comunicada a todos os operadores turísticos na língua dos países emissores. Esta garantia de segurança passa, também, por uma testagem em massa de forma gratuita a residentes e turistas e a colocação de dispensadores de álcool gel em todos os estabelecimentos do concelho.

PUBLICIDADE