Covid-19 – Surto no município de Odemira contagia trabalhadores agrícolas que residem no concelho de Aljezur

Já existem 20 casos ativos, numa altura em que Aljezur passou de Risco Moderado para Risco Elevado, para efeitos de perigo de transmissão desta pandemia.

Um comunicado da Câmara Municipal de Aljezur, publicado na quinta-feira, dia 15 de Abril de 2021, depois das 21h30m, na sua página na rede social ‘Facebook’, sobre a situação epidemiológica Covid-19, indicava que o concelho já tinha 17 casos ativos associados ao novo coronavírus, o que representa um aumento significativo nos últimos dias. Ou seja, existiam mais 11 pessoas infetadas em comparação com o anterior relatório da autarquia, divulgado a 12 de Abril de 2021. Nessa data, havia seis casos ativos.

Estrangeiros moradores nas freguesias de Odeceixe e Rogil

Segundo apurou o Litoralgarve, muitos dos novos casos de Covid-19 serão de trabalhadores agrícolas, nomeadamente nepaleses e indianos, entre outras nacionalidades, que laboram nas estufas situadas no vizinho concelho de Odemira, no Baixo Alentejo, e residem com as suas famílias nas zonas de Odeceixe e do Rogil, no município de Aljezur. Entretanto, de acordo com a informação transmitida pela delegada regional de saúde do Algarve, no dia 16 de abril o concelho de Aljezur já contabiliza 20 casos ativos de covid -19

Como tal, o concelho de Aljezur, depois de ter permanecido durante várias semanas com a classificação de Risco Moderado, passou agora para Risco Elevado para efeitos de perigo de propagação desta pandemia.

José Manuel Oliveira

PUBLICIDADE