Município de Alcoutim apoia financeiramente Centro Paroquial de Vaqueiros

Considerando o apoio social prestado à população da freguesia, em especial nas suas valências de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, a Câmara Municipal de Alcoutim aprovou, na reunião do executivo realizada na passada quarta-feira, 17 de março, uma comparticipação financeira no valor de 30 mil euros a atribuir ao Centro Paroquial de Vaqueiros.

Considerando que a instituição assegura o serviço aos domingos e feriados, o que aumenta o número de funcionários e respetivas despesas, o apoio a atribuir vai suprir as dificuldades financeiras sentidas pelo Centro Paroquial.

A instituição assiste atualmente 25 idosos, 4 dos quais no Centro de Dia e os restantes 21 em Apoio Domiciliário, o que obriga a deslocações diárias de centenas de quilómetros. Sendo uma freguesia tão extensa e com povoações muito dispersas leva a que o apoio aos 25 utentes distribuídos por toda a freguesia tenha custos muito elevados o que torna os gastos com estes utentes muito superiores aos valores de referência por utente.

Refira-se que o Centro Paroquial de Vaqueiros tem já 31 anos de existência e serviço à população idosa e esquecida da Serra do Caldeirão pela interioridade a que se viu votada.

PUBLICIDADE