A Direção Regional do Algarve do IPDJ apresenta as Escolas Vencedoras Programa “Parlamento dos Jovens – Secundário – 2019/2021”

Realizou-se, no passado dia 09 de março, por videoconferência, a Sessão Distrital do Programa “Parlamento dos Jovens 2019/2021” do ensino Secundário, tendo saído vencedoras as escolas: Secundária João de Deus, de Faro, Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, de Olhão e Escola Secundária de Albufeira.

O “Parlamento dos Jovens” é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, que tem como principal objetivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.

Os cerca de 30 jovens deputados eleitos para a Sessão Distrital, representando 9 escolas do nosso distrito: Escola Profissional Cândido Guerreiro – CIPRL, Alte – Loulé; Escola Secundária João de Deus, Faro; Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão; Escola Secundária Drª Laura Ayres, Quarteira – Loulé; Escola Secundária Júlio Dantas, Lagos; Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão; Escola Secundária de Albufeira; Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro; Escola Secundária de Loulé, debateram o tema escolhido pela Assembleia da República, para a edição deste ano do programa: “Violência Doméstica e no Namoro: Como garantir o respeito e a igualdade”

Foi aprovado um conjunto de medidas que os jovens do Algarve propõem que sejam tidas em consideração pela Assembleia da República.

É de referir que mais uma vez os jovens Algarvios demonstraram uma grande capacidade de intervenção, de reflexão e de espírito crítico na defesa das suas ideias, denotando já uma maturidade muito apreciável.

A Sessão Distrital, na qual participaram, o Diretor Regional do Algarve do IPDJ, Custódio Moreno, o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, contou, também, com a participação do Deputado da Assembleia da República, Cristóvão Norte, que no início da sessão respondeu a perguntas, colocadas pelos jovens deputados, sobre as atribuições e o funcionamento do Parlamento Nacional.

A Sessão Nacional, deste programa, será nos dias 14 e 15 de junho, na Assembleia da República e o Algarve será representado pelos/as deputados/as eleitos/as, Ana Taís Silva e Bárbara Fernandes, da Escola Secundária João de Deus, em Faro, Francisco Fernandes Marreiros (Porta – Voz do Distrito de Faro) e Diogo Miguel Ventura Simão, da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, de Olhão e Bruno Barreto e Catarina Silva, da Escola Secundária de Albufeira.

PUBLICIDADE