Centro de Saúde de Vila do Bispo a funcionar com os serviços mínimos há 100 dias.

Desde do dia 02 de dezembro de 2020, há precisamente 100 dias, que está por solucionar uma avaria no sistema informático no Centro de Saúde de Vila do Bispo. Esta não é a primeira vez que esta avaria acontece, em novembro de 2019 aconteceu uma avaria semelhante e enquanto o Centro de Saúde não dispor de um estabilizador de corrente a funcionar, muitas
mais irão surgir.

Sem Sistema Informático, apenas são feitas as consultas do dia, renovações de baixa e de receituário e não é possível, entre outros:
1- Ter acesso á agenda do utente, ou seja, não é possível marcar consultas nem ver quem tem consulta marcada.
2- Ter acesso à ficha clínica do utente.
3- Ter acesso ao histórico vacinal do utente.
4- Não é possível emitir análises ou exames.
5- Referenciar utentes para especialidades hospitalares ou não hospitalares.
6- Emitir atestados de carta de condução.
7- Emitir declarações que exija informação clínica atualizada.

No dia 25 de janeiro de 2021, 56 dias depois, foi encontrada uma solução provisória com a criação de acesso informático via Centro de Saúde de Aljezur. Esta solução trouxe mais valias a respeito da vacinação das crianças e à emissão de credenciais de exames. Apesar desta solução encontrada permitir passar atestados, declarações ou relatórios, o médico continua a
não ter informação clínica para os fundamentar.

Com o sistema informático de Vila do Bispo avariado coloca-se a seguinte questão, é possível selecionar de forma transparente, correta e justa as pessoas com mais de 50 anos com as patologias associadas para a fase 1 da vacinação do COVID-19?

A Junta de Freguesia de Sagres considera inaceitável e incompreensível que, em pleno seculo XXI, um problema informático que põe em causa o acesso à saúde da população do concelho de Vila do Bispo, passados 100 dias ainda não tenha sido resolvido.

PUBLICIDADE